relacionamento

O que significa sonhar com o ex? Especialistas explicam

Sonhos nos fazem pensar que é algum tipo de premonição ou que estamos sentindo falta de alguém que já cortamos da nossa vida; saiba o significado

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Lins

Publicado em 12/06/2024 às 18:01
Notícia

Quem nunca se deparou com uma figura inesperada em um sonho ou acordou assustado após um pesadelo vívido?

Desde lembranças do passado até desejos e medos ocultos, os sonhos permeiam nossas noites e instigam nossa curiosidade. Mas o que a psicanálise tem a dizer sobre essas manifestações oníricas?

No 6º episódio do podcast "A Coisa + Aleatória", a jornalista Marta Gomes e a psicanalista Bianka Any mergulham no universo dos sonhos, explorando o processo onírico e buscando desvendar seus enigmas.

Por meio de exemplos da clínica e experiências pessoais, as especialistas elucidam o trabalho do inconsciente durante o sono e a importância da análise psicanalítica na interpretação desses sonhos.

Reprodução/Pexels

Dormir; música; fone de ouvido - Reprodução/Pexels

Por que sonhamos?

Segundo Bianka, durante o sono, experimentamos um relaxamento da censura cognitiva, permitindo que imagens e pensamentos armazenados no inconsciente aflorem à superfície.

Através do nosso repertório sensorial e das memórias guardadas, o inconsciente recria essas experiências oníricas, muitas vezes de forma fragmentada e simbólica.

Embora pareçam aleatórios e desconexos da realidade, os sonhos guardam em si uma lógica própria, profundamente ligada à vivência individual do sonhador.

Através da análise psicanalítica, é possível desvendar os significados latentes por trás dessas manifestações oníricas, conectando-as às experiências, desejos e conflitos do indivíduo.

Por que nem sempre lembramos dos sonhos?

Ao despertarmos, nosso aparelho psíquico retoma o controle, ativando novamente a censura cognitiva.

Essa barreira natural impede que tomemos plena consciência de tudo o que vivenciamos durante o sonho, fazendo com que apenas fragmentos remanesçam em nossa memória.

Citando Freud, Bianka destaca que o sonho se configura como um "algo do nosso conteúdo manifesto que se mistura com o pensamento latente que temos durante o dia a dia".

Essa mistura, segundo a psicanalista, visa realizar um desejo inconsciente, transformando-o em um sonho.

O que significa sonhar com ex?

Sonhar com ex-parceiros amorosos é uma experiência comum que, de acordo com Bianka, pode estar relacionada à "idealização do outro".

Ao remeter-se a um passado afetivo, o inconsciente tende a focar nas memórias positivas, gerando um sentimento de nostalgia e até mesmo um desejo de retorno ao relacionamento.

É importante ressaltar que a interpretação de sonhos com ex-namorados é complexa e depende de diversos fatores, como a natureza do relacionamento anterior, o estado emocional do indivíduo e as circunstâncias atuais da sua vida.

Veja também: 5 sinais de que alguém sente inveja de você

Fonte: Portal ND+.

Tags

Autor