5 Sinais que Indicam que Você Pode Estar em um Relacionamento Abusivo
Fuja dos relacionamentos tóxicos observando esses sinais.
É necessário muito amor, respeito e comunicação para construir um relacionamento saudável. No entanto, quando um relacionamento começa a trazer danos físicos, psicológicos e emocionais é sinal de que você precisa se atentar aos indícios de um relacionamento abusivo.
Observe os 5 sinais que indicam que você está sofrendo em um relacionamento abusivo repleto de manipulações.
5 sinais de que seu relacionamento é tóxico
1. Controle excessivo: se o seu parceiro tenta controlar suas roupas, amizades e até mesmo seus hobbies, você está vivenciando um relacionamento abusivo. Além disso, se ele te afasta da sua família e rede de apoio existe um forte traço tóxico.
2. Agressão Física e verbal: esse já é um sinal muito avançado de comportamento tóxico. Se você está sofrendo agressões não deve pensar duas vezes antes de prestar uma queixa contra seu companheiro.
3. Ciúme possessivo e desconfiança constante: se você vive sob constante monitoramento do parceiro, deve se preocupar pois isso é muito tóxico. Ele sempre fica desconfiado e com ciúmes de você por qualquer coisinha, é motivo suficiente para sentar e ter uma conversa séria.
4. Isolamento social e pressão emocional: em um relacionamento abusivo, o parceiro vai sempre te culpar por querer estar com sua família, fazendo diversas chantagens emocionais para te desestabilizar.
5. Negação e culpabilização da vítima: se o seu parceiro sempre tenta negar as agressões psicológicas e físicas, além de te colocar numa posição de maluca para manipular mais fácil, o famoso "gaslight", é um sinal gravíssimo de relacionamento abusivo.
Lembre-se que você não está sozinha e vai conseguir sair dessa situação. Milhares de mulheres sofrem com relacionamentos abusivos e violência doméstica diariamente.
Através do telefone 180 você terá acesso a núcleos de apoio que te ajudaram a sair desse ambiente violento, além de oferecer ajuda psicológica e jurídica.
Com força de vontade você poderá viver uma vida muito mais feliz e longe da violência doméstica.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”