Benefícios e malefícios da babosa: 13 vantagens e desvantagens da babosa para saúde e beleza
Confira os benefícios da babosa para pele, cabelos e mais.
Afinal, para que serve a babosa?
Essa planta, também chamada de aloe vera, é popular quando o assunto é cuidar da pele e dos cabelos, por meio de seu gel.
Por conter diversos nutrientes, a babosa possui propriedades hidratantes e anti-inflamatórias.
Confira a seguir alguns de seus benefícios!
Benefícios da babosa
1. É benéfica para o cabelo
O gel da planta hidrata os cabelos, tornando os fios secos e quebradiços mais saudáveis, além de combater o frizz.
Além disso, sua aplicação também pode ajudar a reduzir a queda de cabelo e combater a caspa.
2. Faz bem para a pele
Já na pele, a babosa é comumente usada em cremes, géis, séruns ou loções para o tratamento de feridas, pele seca e queimaduras (principalmente as solares).
De forma geral, o gel funciona como um hidratante natural que suaviza e hidrata a pele e acelera o processo de cicatrização.
3. Ajuda a retardar o envelhecimento
A babosa possui diversos antioxidantes, como vitamina C e polifenóis, ajudando a combater os danos gerados pelos radicais livres.
Dessa forma, o produto ajuda a retardar o envelhecimento e proporcionar uma pele mais saudável.
4. Pode ser benéfica à saúde bucal
Fazer "bochecho" com o uso do gel de babosa pode trazer benefícios para alguns problemas bucais, especialmente os que são desencadeados por bactérias.
Porém, utilizar a substância excessivamente pode irritar a mucosa bucal.
5. Combate inflamações
A babosa possui substâncias com potencial anti-inflamatórios, como o flavonoide aloesina, que diminui a inflamação na pele e outras áreas do organismo.
Possíveis malefícios da babosa - riscos e contraindicações
- Não há evidências científicas suficientes sobre a segurança de produtos orais a base de babosa. Apenas é indicado utilizá-la de forma externa. O consumo excessivo de babosa pode prejudicar a absorção de determinadas vitaminas e causar irritações gástricas
- Antes de utilizar a babosa, é preciso retirar uma toxina que a planta possui. Caso contrário, esse composto, se consumido em excesso, pode gerar diarreia, cólica e desconforto gastrointestinal.
- Pessoas com sensibilidade à babosa podem ter reação alérgica ou pele irritada após contato com a planta.
- A babosa é contraindicada para gestantes e idosos que não possuam constipação crônica, uma vez que possui efeito laxativo. Se utilizada cronicamente, pode prejudicar o fígado.
- É fundamental consultar um profissional de saúde antes de utilizar gel de babosa, para melhor orientação acerca da dosagem ideal.
Com informações de UOL/Viva Bem
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”