10 sinais de que seu marido é um narcisista e como lidar
Conheça os sinais de uma pessoa narcisista
Se o seu parceiro está mais interessado em assuntos que o envolvem (seu tempo, interesses, dinheiro, jogo de golfe, autoestima, gratificação, etc.) do que em ouvir, compartilhar e resolver suas necessidades/interesses, você pode estar casada com um narcisista.
E como você provavelmente ainda não sabe como lidar com um marido narcisista ou parceiro, pode se sentir perdida.
Se as conversas dele giram em torno dos próprios problemas ("Onde estão minhas roupas? Quando vou jantar? Como você pode me fazer parecer bem?"), e raramente focam nas suas necessidades ("Como você vai encontrar atendimento médico rápido?"), então você está provavelmente casada com uma pessoa egoísta que está acidentalmente dentro da instituição mais comunitária que é o casamento. Em outras palavras, você está casada com um narcisista.
Um marido narcisista é alguém que opera com uma visão inflada de si mesmo e constantemente precisa ignorar conexões pessoais com outros que possam desafiar sua visão grandiosa de si mesmo.
Eles estão focados em como manter uma imagem de grandeza pessoal e precisam perseguir seus próprios interesses e competir ferozmente com outros para receber aprovação, visibilidade e influência na busca de seus objetivos. Eles podem até competir com você pela aprovação, amor e companhia das crianças, para confirmarem que ele é o melhor pai.
Um dos sinais mais preocupantes de um marido narcisista é que eles têm pouco interesse genuíno no bem-estar de outras pessoas, exceto em como podem ser usadas.
Você está sendo usada como um objeto para mostrar ao mundo que ele também pode ser "casado feliz", ou você está em uma parceria real com ele? Agora que você tem a imagem completa da sua situação de viver com um marido narcisista, veja o que pode fazer para melhorá-la.
Aqui estão 10 sinais de que seu marido é um narcisista e como lidar:
1. Ele exagera sua importância, conquistas e talentos
Quando você suspeitar de narcisismo, comece a desconsiderar o que ele diz, pelo menos pela metade do que afirma. Você sabe como dizem para levar algo com um grão de sal? Aqui você vai precisar de um saco inteiro.
2. Ele define metas grandiosas e irreais
Um pouco de consciência é necessária aqui, porque ele sonhará com situações elevadas que são fáceis de acreditar e realizáveis. Estabeleça metas em uma versão reduzida do objetivo e veja se pode ajudá-lo a alcançá-las. Você está equilibrando entre deixá-lo completamente frustrado e chateado (porque aquele objetivo elevado não aconteceu) e deixá-lo um pouco deprimido, mas com algo para fazer que promete recompensas se alcançado.
3. Ele quer "o melhor" de tudo (comida, carros, amigos influentes)
Em um nível familiar, você verá essa tomada de decisão se equilibrando entre "vamos pegar este carro esportivo em que fico tão bem" e "precisamos de uma van utilitária para a família". Se o marido expressa a necessidade de ter um carro novo a cada ano em detrimento de resolver outras necessidades familiares menos chamativas, a decisão mais saudável é assumir o controle do dinheiro da família o mais rápido possível e gastá-lo com foco nas necessidades da família.
4. Ele fica facilmente magoado e rejeitado se não for admirado
Agora, a realidade chega: aqueles sonhos grandiosos falham e não se tornam realidade, e sua necessidade de amor e aceitação da infância se abre novamente. Este é o momento em que você entende o motivo por trás daqueles sonhos grandiosos e por que eles não são realizáveis. Você pode se proteger fornecendo a ele algum "admiração como remédio para a crise", para que não precise lidar com uma pessoa seriamente deprimida mais tarde. Encontre alguns aspectos positivos e lembre-o de seu valor.
5. Ele se aproveita dos outros para alcançar seus próprios objetivos
Aqui vem o verdadeiro teste do seu casamento: se os sonhos grandiosos falharem, será porque "os outros não ajudaram o suficiente", e agora é a hora de usar conexões e família para pressionar novamente pelo objetivo elevado, realista ou não. Veja-se inscrita à força com seus próprios recursos (ou dinheiro da aposentadoria dos seus pais) para fazer os mesmos objetivos irreais acontecerem. Se você tiver outros recursos, como conexões, habilidades e propriedades, observe que eles não sejam aplicados à força na busca dos objetivos dele.
Cinco sinais de que alguém sente inveja de você:
6. Ele não está conectado ou sensível às emoções de outras pessoas
Todo esse comportamento egoísta está dizendo que ele está mais conectado e ativamente buscando sua satisfação do que se preocupando com as necessidades ou sentimentos de outras pessoas. Não importa que você explique sua dor e compartilhe suas reações com ele. Ele ouvirá apenas para impor seus desejos. Isso é uma pílula amarga para você engolir, porque esse transtorno de personalidade narcisista também é um estilo de funcionamento cerebral — não sua responsabilidade, mas quase impossível de mudar. Você precisa cuidar de si mesma e ser proativa em fazer a si mesma feliz: cuide de sua saúde, corpo e sentimentos, porque você está por conta própria.
7. Ele reage às críticas com raiva, vergonha ou humilhação
Se você persistir em afirmar que seus recursos foram desperdiçados sem o seu consentimento e que existem outras necessidades familiares mais importantes para resolver antes com esse dinheiro do que seus projetos, você arrisca muito a raiva dele. Esteja ciente de que ele ficará com raiva de você, não de sua má administração do dinheiro, e não leve nada do que ele diz de forma pessoal. É apenas uma criança mimada ou ferida falando, e o que ele diz sobre você não a descreve, mas sua frustração.
8. Ele tem dificuldade em manter relacionamentos saudáveis
Se você decidir que quer continuar casada, terá que aceitar que fará o trabalho pesado no relacionamento. Conectar-se, apoiar, entender e estar presente nos momentos ruins serão suas principais obrigações. Aqui é onde você equilibra outras qualidades dele com seu narcisismo. Se ele é um gênio e você admira a genialidade, então aguentar seu eu narcisista é o preço que você paga. Boa sorte em equilibrar sua autoestima com a manutenção de um marido desses.
Se você acha que pode estar sofrendo de depressão ou ansiedade como resultado de abuso emocional contínuo pelas mãos de um narcisista, saiba que não está sozinha.
O abuso doméstico pode acontecer com qualquer pessoa e não é um reflexo de quem você é ou de qualquer coisa que você tenha feito de errado. Se você for vítima ou conhece alguém que sofra, ligue 180.