DICAS CASEIRAS

O que acaba com cupim? Veja remédio caseiro para matar a praga

Receita de vinagre com sal para cupim é uma opção que pode ajudar a acabar com as infestações do inseto

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 07/05/2024 às 8:31
Notícia

Cupins podem ser pequenos insetos, mas quando se trata de danificar sua casa, eles podem causar grandes problemas.

Desde a destruição de móveis até danos estruturais significativos, os cupins são uma preocupação séria para muitos proprietários.

A seguir, você vai aprender uma receita de remédio caseiro para acabar com cupim, além de dicas de prevenção e de medidas mais emergenciais.

Como acabar com cupim?

Uma opção para acabar com cupim, em casos mais iniciais, é uma simples receita caseira, utilizando ingredientes comuns encontrados em muitas cozinhas.

Você vai precisar de:

  • 150 ml de vinagre branco
  • Suco de 2 limões
  • Borrifador
  • Pano limpo

Como fazer:

  1. Em um recipiente adequado, misture o vinagre branco e o suco dos limões até obter uma solução homogênea.
  2. Despeje a mistura no borrifador, garantindo que esteja pronto para uso.
  3. Borrife generosamente a solução sobre toda a superfície da madeira afetada pelos cupins, incluindo os buracos feitos por eles.
  4. Deixe a mistura agir por alguns minutos, permitindo que penetre nos locais onde os cupins estão presentes.
  5. Com o auxílio de um pano limpo, remova o excesso da solução e os cupins mortos das superfícies tratadas.

Atenção:

  • Para garantir a eficácia do tratamento, repita o processo a cada dois dias, por pelo menos uma semana. Isso ajudará a garantir a eliminação completa dos cupins e suas colônias.
  • Em casos de móveis muito infestados, você pode aplicar a solução diretamente nos buracos utilizando um conta-gotas, garantindo uma maior concentração do produto no local afetado.
  • Após a aplicação da solução, é importante limpar bem os móveis para evitar manchas indesejadas.

Veja também: Como tirar mancha de vinho?

O que fazer em caso de cupim que não morre?

As dicas caseiras podem ser úteis para lidar com infestações recentes e em pequena escala de cupins.

No entanto, para casos mais graves, ou para evitar que pequenas infestações cresçam, o mais indicado é buscar ajuda profissional.

Veja como proceder:

1. Identifique o tipo de cupim: Existem diferentes tipos de cupins, e o tratamento pode variar dependendo do tipo encontrado. Se você não tem certeza sobre que tipo de cupim está lidando, é melhor procurar a ajuda de um profissional.*

2. Contate uma empresa de controle de pragas: Se você descobrir uma infestação de cupins em sua casa, é importante agir rapidamente. Entre em contato com uma empresa de controle de pragas licenciada para avaliar a situação e fornecer um plano de tratamento adequado.

3. Siga as instruções do profissional: Se um tratamento for recomendado, certifique-se de seguir todas as instruções fornecidas pelo profissional de controle de pragas. Isso pode incluir medidas como aplicação de inseticidas, uso de iscas ou tratamentos de barreira.

Prevenção: Como cupim surge?

Além de resolver o problema, é importante adotar medidas para evitar que o cupim retorne e que novas infestações ocorram.

1. Mantenha a casa limpa e livre de umidade: Cupins são atraídos pela umidade e por restos de comida. Certifique-se de manter sua casa limpa e seca, consertando vazamentos e evitando acúmulos de água.

2. Armazene madeira corretamente: Evite armazenar lenha ou outros materiais de madeira perto da casa, pois isso pode atrair cupins. Se você precisar armazenar madeira, mantenha-a elevada do chão e afastada da estrutura da casa.

3. Faça inspeções regulares: Fique de olho em sinais de infestação de cupins, como asas descartadas, madeira oca ou fezes de cupins. Inspeções regulares podem ajudar a detectar problemas precocemente e evitar danos significativos.

Lidar com infestações de cupins pode ser estressante, mas com a combinação certa de prevenção e ação rápida, você pode proteger sua casa contra esses invasores destrutivos.

 

Veja também: Como economizar na conta de luz?

 

Com informações de Informe Brasil

Tags

Autor