Quanto custou o show de Madonna no Rio? Veja lista completa de gastos
Só a passarela que liga o hotel Copacabana Palace, onde a artista está hospedada, ao palco custou R$ 195 mil
No sábado (4 de maio), a cantora Madonna presenteou o público carioca com um show gratuito na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.
O evento, que celebrou os 40 anos de carreira da rainha do pop, atraiu uma multidão estimada em 1 milhão de pessoas.
A apresentação foi patrocinada por algumas empresas e pelos governos estadual e municipal, e prometeu ser um marco na história da música pop.
O show foi gratuito para o público, mas movimentou valores estratosféricos com os gastos, uma vez que a estrutura, segurança e logística envolveram investimentos consideráveis.
Quanto custou o show de Madonna?
O valor total da apresentação foi de quase R$ 60 milhões, conforme documento encaminhado pelo Governo do Rio de Janeiro para a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do RJ.
Segundo informações do Splash, a planilha da Funarj detalha os seguintes gastos:
- Cachê de Madonna: R$ 17,1 milhões;
- Serviços (segurança, carregadores, etc): R$ 2,1 milhões;
- Estrutura: 6,3 milhões;
- Acomodação de Madonna e equipe no Copacabana Palace: R$ 4,9 milhões;
- Transporte de carga internacional: R$ 20 milhões;
- Palco, som e luz: R$ 3,2 milhões;
- Impostos: R$ 4,6 milhões;
- Taxas e permissões: R$ 1,2 milhão.
Em nota à EXAME, a Prefeitura do Rio informou que: "o show da Madonna faz parte da política de atração de grandes eventos para a cidade, como ocorre com a realização de festivais, como o Rock In Rio, ou no Carnaval e Réveillon".
Isso deve retornar à cidade de forma multiplicada e a expectativa da gestão é de que o evento movimente mais de R$ 293,4 milhões na economia.
VEJA TAMBÉM: Namorado de Madonna ainda é o brasileiro Jesus Luz? Saiba por onde anda o modelo
De acordo com os dados, somente o anúncio do show da popstar já garantiu a perspectiva de ocupação de até 100% dos quartos de hotéis.
Além disso, houve um aumento de 169 voos extras e 15 mil passageiros a mais no período no Aeroporto Internacional Tom Jobim.
Quem está pagando o show da cantora?
A prefeitura do Rio de Janeiro e o governo do estado investiram R$ 10 milhões cada para a realização do show, totalizando R$ 20 milhões.
O Banco Itaú é o patrocinador master do evento, que também conta com as marcas Heineken e Deezer.
Mais detalhes sobre o evento
Madonna encerrou a sua turnê “The Celebration” com um show histórico na praia de Copacabana e sua performance foi dividida em sete atos, que contavam as várias fases da vida da cantora.
A rainha do pop trouxe 25 canções e entoou sucessos como "Like a Virgin" e "Bitch, I'm Madonna", mas não deixou de fora canções que não era ouvidas há anos.
Ela fez poucas mudanças na setlist do show brasileiro em relação ao resto da turnê:
- Duas músicas ficaram de fora, sendo elas “Take a Bow” e “Don’t Cry For Me Argentina”.
- No entanto, o show contou com a adição de “Music”, apresentada com a presença de Pabllo Vittar e de um grupo de ritmistas mirins de escolas de samba do Rio de Janeiro.
Confira a setlist do show de Madonna em Copacabana:
- “Nothing Really Matters”
- “Everybody”
- “Into the Groove”
- “Burning Up”
- “Open Your Heart”
- “Holiday”
- “Live to Tell”
- “Like a Prayer”
- “Erotica”
- “Justify My Love”
- “Hung Up”
- “Bad Girl”
- “Vogue”
- “Human Nature”
- “Crazy for You”
- “Die Another Day”
- “Don’t Tell Me”
- “Mother and Father”
- “Little Star”
- “Express Yourself”
- “La Isla Bonita”
- “Music”
- “Bedtime Story”
- “Ray of Light”
- “Bitch I’m Madonna"
Ao todo, o palco montado teve 812 metros quadrados, com 24 metros de frente e pé direto de 18 metros até o teto.
A estrutura estava a 2,40 metros do chão, para auxiliar na visão do público e a cantora contou com três passarelas que foram usadas para passagem e coreografias.
A apresentação ainda contou com a presença de artistas como Anita e Diplo e algumas personalidades brasileiras foram homenageadas no telão.