cabelo

Pode dormir com cabelo molhado? Entenda se esse hábito é prejudicial

Especialistas explicam se existe malefícios ao dormir com cabelo úmido

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Lins

Publicado em 03/05/2024 às 21:56
Notícia

Com a semana agitada e uma rotina intensa, muitas pessoas deixam o banho para o final do dia, exatamente antes de dormir.

Com os cabelos úmidos, quem tem esse hábito vai direto para o travesseiro. No entanto, surge uma dúvida: esse costume prejudica a saúde capilar?

A princípio, a resposta para essa pergunta é não. No entanto, é essencial garantir que os cabelos estejam completamente secos antes de se deitar.

Pexels
Mulher lavando o cabelo em um salão de beleza. - Pexels

Dormir com o cabelo molhado, ou até mesmo úmido, pode levar ao surgimento de condições capilares, como dermatite seborreica e caspa.

Segundo Sandra Masii, professora do curso de Estética e Cosméticos do UNINASSAU, quando o cabelo não está totalmente seco e a pessoa vai para a cama, o travesseiro fica úmido, criando um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias.

"Esses microorganismos são responsáveis por afetar negativamente o couro cabeludo e enfraquecer os fios, além de dificultar o crescimento capilar", destaca a profissional.

 

6 razões para evitar dormir com o cabelo úmido

1. Irritação na pele:

Para quem tem pele oleosa e propensa a dermatites, os fios úmidos e abafados podem causar coceira e vermelhidão no couro cabeludo, especialmente no inverno ou em momentos de estresse emocional.

2. Caroços no couro cabeludo:

Aumentar a umidade dos fios pode favorecer infecções por fungos, levando ao surgimento de pequenos caroços no couro cabeludo, causados pela proliferação desses microrganismos.

3. Caspa:

A umidade excessiva no couro cabeludo favorece a proliferação de fungos, como o Malassezia spp., que pode levar ao desenvolvimento de caspa e, em casos mais graves, à queda de cabelo.

4. Fios frágeis:

Dormir com o cabelo molhado deixa os fios mais elásticos e frágeis, aumentando as chances de quebra devido ao atrito com o travesseiro, tanto a curto quanto a longo prazo.

5. Pontas duplas:

Embora seja controverso entre os especialistas, alguns afirmam que dormir com o cabelo molhado pode contribuir para o surgimento de pontas duplas, pois os fungos que se proliferam no couro cabeludo podem danificar a estrutura do cabelo ao longo do tempo.

6. Crises respiratórias alérgicas:

Manter os cabelos molhados antes de dormir pode aumentar as crises de rinite ou asma, pois as roupas de cama também ficam úmidas, favorecendo a proliferação de fungos e ácaros nos tecidos.

*Com informações de Em Off.

Seu CABELO Está RESSECADO? Então veja 5 BENEFÍCIOS da BABOSA!

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor