O que é Mewing? Entenda riscos da prática popular nas redes sociais
Especialista faz alerta sobre a prática

Mewning é uma prática se tornou popular nas redes sociais. A técnica é usada por pessoas que desejam "melhorar" a aparência do rosto.
Segundo o odontologista Dr. Mauro Macedo, a prática tem a promessa de melhorar a estética dos maxilares e consiste em realizar exercícios orais de reposicionamento da língua para alterar a forma e o desenvolvimento maxilar e mandibular.
O objetivo da técnica é deixar o maxilar e mandíbula mais "definidos", com um formato quadrado que é considerado harmônico e atraente, principalmente para os padrões atuais nas redes sociais.
Riscos
Dr Macedo alerta que a técnica pode trazer consequências graves e irreversíveis aos praticantes quando realizada sem orientação profissional adequada.
A força que é exercida sobre os dentes e os maxilares na técnica feita incorretamente podem alterar o vetor de crescimento dos ossos maxilo-mandibulares e o mau posicionamento dos dentes, assim como várias alterações funcionais.
Entre essas alterações estão a deglutição atípica, distúrbios na articulação da mandíbula (ATM) com dores, bruxismo, alterações na fala e dores musculares.
O mewing não tem comprovação científica e nem garantias. Para as crianças e adolescentes, que ainda estão em fase de desenvolvimento, os riscos são ainda maiores.
De acordo com o doutor, para os adultos, as alterações na estética devem ser feitas apenas com o auxílio da cirurgia Buco Facial e/ou acompanhamento de um otorrinolaringologista.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”