Como a limpeza de pele periódica pode controlar a acne? Especialista explica como se prevenir
A acne, um problema comum de pele, está muitas vezes ligada às mudanças hormonais durante a adolescência, mas também pode afligir adultos entre 30 e 40 anos.
A acne, um problema comum de pele, está muitas vezes ligada às mudanças hormonais durante a adolescência, mas também pode afligir adultos entre 30 e 40 anos.
Hormônios, certos medicamentos, predisposição genética e o estresse, que aumenta os níveis de cortisol e consequentemente a oleosidade da pele, são algumas das principais causas.
Embora existam diversos medicamentos tanto de uso oral quanto tópico para controlar a acne, a limpeza de pele periódica é uma solução preventiva eficaz e que ajuda a reduzir o problema.
Limpeza de pele
Ana Paula Braun, especialista em estética e bem-estar, destaca a importância da limpeza de pele não apenas para tratar a acne estabelecida, mas também para prevenir novas ocorrências, pois além de remover cravos e espinhas, ela elimina impurezas, hidrata e controla a oleosidade, um dos principais desencadeadores da acne.
Sintomas da Acne
Os sintomas mais comuns da acne incluem cravos, lesões com ou sem pus, nódulos e cistos, que podem inflamar e causar dor, deixando cicatrizes.
Embora mais comum no rosto, a acne também pode afetar as costas, ombros e peito, impactando negativamente na autoestima e na vida social das pessoas.
Ana Paula afirma que muitos jovens e adultos mudam seus comportamentos sociais devido à acne, que pode ser motivo de bullying, enfatizando a importância do tratamento e da prevenção para melhorar a qualidade de vida.
Tratamento da Pele
O tratamento precoce da acne é importante para controlá-la e prevenir cicatrizes permanentes, alerta a especialista, destacando os benefícios da limpeza de pele, que incluem desintoxicação, ação antisséptica, anti-inflamatória e cicatrizante, além de melhorar a saúde e a aparência da pele.
Recomenda-se realizar a limpeza de pele a cada três meses para manter a saúde e a beleza da pele do rosto e pescoço, conclui Ana Paula.
Confira também: Pode usar ÓLEO de ROSA MOSQUETA no ROSTO?