sono

Benefícios e malefícios da melatonina: o que é e como tomar corretamente

A melatonina desempenha um papel essencial ao sinalizar para órgãos como o estômago e o fígado que é hora de abrandar e se preparar para o descanso

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 27/04/2024 às 1:41

A melatonina desempenha um papel essencial ao sinalizar para órgãos como o estômago e o fígado que é hora de abrandar e se preparar para o descanso.

No entanto, sua influência não se limita a isso. Paralelamente, outros processos corporais que ocorrem exclusivamente durante o sono começam a se desenrolar. Isso inclui a atividade cerebral associada à memória.

O problema surge com o estilo de vida acelerado do mundo moderno, no qual o relógio biológico luta para se ajustar a esse ritmo frenético, resultando em dificuldades para dormir ou manter o sono após deitar.

Não é surpreendente, então, que o "hormônio do sono", como a melatonina é conhecida, seja procurado por muitas pessoas que enfrentam dificuldades para dormir adequadamente. Saiba mais sobre ela abaixo.

O que é a melatonina?

A melatonina é um neuro-hormônio, ou seja, uma substância química produzida pelo corpo que exerce um efeito fisiológico específico. Neste caso, a melatonina é produzida na glândula pineal, localizada no centro do cérebro.

Ela é prescrita por médicos para casos específicos em que o indivíduo tem dificuldades em produzir ou produz de forma inadequada ou insuficiente o "hormônio do sono".

pexels
dia do sono - pexels

Isso inclui o distúrbio do ritmo circadiano, quando a liberação de melatonina ocorre fora do ritmo normal e resulta em desalinhamento do ciclo sono-vigília do indivíduo em relação ao ciclo claro-escuro da rotina diária.

Quem não deve tomar melatonina?

A substância não é recomendada para mulheres grávidas ou lactantes, nem para crianças - a menos que sob orientação médica.

Indivíduos com histórico de doenças autoimunes, problemas hepáticos ou renais, convulsões, depressão, hipertensão arterial ou diabetes também devem consultar seu médico de confiança para avaliar a possibilidade de tomar o suplemento.

Quais são os efeitos colaterais da melatonina?

Os efeitos colaterais mais comuns do uso de melatonina incluem sonolência excessiva durante o dia, tonturas, dores de cabeça e náuseas.

Como tomar melatonina?

Devido à sua sensibilidade à luz, a melatonina deve ser consumida próximo à hora de dormir, preferencialmente com as luzes apagadas.

No Brasil, a Anvisa autoriza a venda de melatonina como suplemento alimentar com uma dose diária máxima de 0,21 mg.

No entanto, a dose recomendada pode variar - para mais ou para menos - dependendo do quadro clínico do paciente. Portanto, mais uma vez, é recomendável buscar orientação médica antes de iniciar o uso da substância.

Fonte: Viva Bem

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor