Massagem no rosto para rugas: Tem resultados? Especialista responde
Você já se perguntou se aquela massagem facial pode realmente ajudar a reduzir as rugas e outros sinais de envelhecimento? É uma pergunta frequente, mas será que tem base científica?
Você já se perguntou se aquela massagem facial pode realmente ajudar a reduzir as rugas e outros sinais de envelhecimento? É uma pergunta frequente, mas será que tem base científica?
Para esclarecer isso, a dermatologista Carolina Marçon, entrevistada pelo site minha vida, informa sobre as rugas e seus tratamentos.
Origem e Formação das Rugas
As rugas são marcas inevitáveis do processo natural de envelhecimento, que afeta a composição da pele.
Segundo a dermatologista, a diminuição da produção de colágeno, a reabsorção óssea e de gordura, combinadas com os movimentos repetitivos do rosto, são os principais desencadeadores das rugas.
Além disso, há outros fatores que contribuem para o surgimento dessas marcas, como o consumo excessivo de açúcar, falta de sono adequado, sedentarismo, tabagismo e o consumo de álcool, todos contribuindo para a degradação do colágeno e o aparecimento de rugas e flacidez.
Massagem Facial: Mitos e Verdades
Carolina esclarece que não há evidências científicas que comprovem que a massagem facial possa diminuir ou prevenir as rugas. No entanto, ela destaca que a técnica oferece outros benefícios, como a melhora da circulação e drenagem linfática, reduzindo o inchaço.
Assim, incorporar a massagem facial em sua rotina de cuidados com a pele, como ao aplicar hidratante ou sérum, pode ser benéfico.
Além da massagem manual, também é possível utilizar ferramentas como o rolinho de Jade ou o Gua Sha, feitos de pedra jade, que promovem uma massagem local relaxante, estimulando a circulação.
Prevenção e Tratamento de Rugas
Para evitar o surgimento precoce de rugas, Carolina destaca diversos procedimentos, como a aplicação de toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno, lasers de CO2, fios de PDO e o uso de produtos anti-idade ricos em antioxidantes e ácidos que favorecem a renovação celular e a produção de colágeno.
Confira também: A saúde dos dentes e da face pode estar diretamente ligada à prática de exercícios!
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”