Cuidados

Como a perda de dentes afeta a estética e a saúde bucal? Especialista responde

De acordo com dados do IBGE, cerca de 34 milhões de brasileiros adultos com mais de 18 anos perderam 13 ou mais dentes, enquanto outros 14 milhões vivem sem nenhum dente após ao longo da vida.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 25/04/2024 às 12:30 | Atualizado em 25/04/2024 às 13:02
Notícia

A falta de dentes é um problema sério que afeta muitas pessoas e vai além da questão estética e da autoestima, influenciando diretamente na qualidade de vida.

De acordo com dados do IBGE, cerca de 34 milhões de brasileiros adultos com mais de 18 anos perderam 13 ou mais dentes, enquanto outros 14 milhões vivem sem nenhum dente após ao longo da vida.

Essa situação afeta principalmente os idosos.

Perda Dentária na Saúde Geral

A doutora Adriana Morosini, especialista em implantes, alerta que a ausência de dentes, mesmo que seja apenas um, pode ter diversos impactos negativos na saúde.

Divulgação
Cirurgiã dentista e implantodontista Adriana Morosini. - Divulgação

Isso inclui não só problemas de articulação e dor de cabeça, mas também dificuldades na mastigação e na fala, além do desalinhamento dos dentes remanescentes e perdas ósseas.

Principais Causas e Consequências da Perda Dentária

As principais causas de perda dentária incluem cáries, periodontite, acidentes/traumas e o envelhecimento.

As consequências desse problema são variadas, desde dificuldades para mastigar e falar até baixa autoestima e envelhecimento facial precoce.

Soluções para Reabilitação do Sorriso

Para quem enfrenta a perda dentária, a solução está nos implantes e próteses dentárias fixas, que substituem as dentaduras móveis, oferecendo uma melhor qualidade de vida.

Com avanços tecnológicos, procedimentos como a cirurgia guiada tornam a intervenção menos invasiva e mais rápida, garantindo resultados satisfatórios.

Prevenção da Perda de Dentes e Envelhecimento Facial Precoce

Prevenir a perda de dentes e o envelhecimento facial precoce envolve cuidados diários como escovar os dentes após as refeições, usar fio dental, moderar o consumo de alimentos açucarados e ácidos, evitar o excesso de bebidas gaseificadas e fazer visitas regulares ao dentista.

Segundo a Dra. Morosini, a prevenção é necessária, mas se ocorrer a perda dentária, é importante buscar a reabilitação o mais rápido possível com implantes dentários para evitar complicações futuras na saúde bucal e na estética facial.

Confira também: Açúcar faz realmente mal para os dentes? Tire essa e outras dúvidas no Casa Saudável

Tags

Autor