Benefícios do açafrão para o cabelo: Saiba como usar a raiz
Parente do gengibre, o açafrão possui altas concentrações de curcumina, substância presente em alimentos de tons amarelos e alaranjados, como abóboras e cenouras.
Usada há séculos pelos povos asiáticos, a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia e gengibre amarelo, é uma raiz seca com propriedades anti-inflamatórias e bactericidas.
Parente do gengibre, o açafrão possui altas concentrações de curcumina, substância presente em alimentos de tons amarelos e alaranjados, como abóboras e cenouras.
Benefícios na Saúde e Beleza
De acordo com o site catraca livre, reconhecida na medicina por sua capacidade de controlar problemas cardíacos e intestinais, a raiz também ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom, além de combater o estresse, a insônia e melhorar a memória devido ao seu efeito no controle da serotonina.
Na indústria da beleza, o açafrão é usado no combate à acne, foliculite, dermatite, queda de cabelo e pelos encravados, graças aos seus agentes queratolíticos, que ajudam na desinflamação e renovação celular.
Utilização da Cúrcuma
Para quem se preocupa com rugas, investir em tratamentos à base de cúrcuma pode ser uma ótima opção, já que o pó neutraliza os radicais livres, prevenindo a desidratação e o envelhecimento das células.
Além de ser um tempero delicioso em pratos como arroz, carnes, molhos e massas, o açafrão é mais eficaz quando consumido cru, misturado a óleos e gorduras, já que é lipossolúvel e se dissolve apenas em lipídios.
Aplicação no Cabelo
Para tratar a caspa e dermatite, aplique uma mistura de uma colher de café de açafrão em pó, uma colher de sobremesa de óleo de coco e outra de vinagre de maçã diretamente no couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos e use apenas duas vezes por semana.
Antes da aplicação, lave bem o cabelo com shampoo neutro e, se aplicar no rosto também, use luvas descartáveis para evitar manchas nas mãos e unhas.
Confira também: Pode usar ÓLEO de ROSA MOSQUETA no ROSTO?