Saúde

Ninfoplastia: entenda como funciona a cirurgia íntima feita pela cantora Maiara

Ginecologista explica o que é o procedimento e quem pode fazer

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 17/04/2024 às 16:22
Notícia

A cantora Maiara, da dupla sertaneja Maiara e Maraisa, comentou que fez uma cirurgia íntima chamada ninfoplastia após perder quase 30 kg. Cirurgias como essa estão se tornando comuns entre mulheres de várias faixas etárias.

O procedimento foi feito, segundo a artista, para remover o excesso de pele na região depois do emagrecimento.

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), o Brasil é recordista mundial em cirurgias íntimas femininas. A ninfoplastia, por exemplo, foi realizada por 20.334 mulheres só em 2020.

O que é a ninfoplastia?

Segundo a ginecologista Israelina Tavares, especialista em ginecologia regenerativa e estética íntima, a cirurgia pode ter benefícios estéticos e funcionais.

A ninfoplastia, também chamada de labioplastia interna, é um procedimento cirúrgico que busca retirar o excesso de pele dos lábios internos, os pequenos lábios vaginais, para tratar queixas funcionais e estéticas que influenciam na qualidade de vida e na autoestima”, explica.

Entre os problemas relatados por quem sofre com excesso de pele nos pequenos lábios, estão dores nas relações sexuais, infecções recorrentes, desconforto ao fazer exercício físico, dificuldade para realizar a higienização da região íntima e insegurança.

Qual é o momento para realizar a cirurgia íntima?

Apesar de muitas mulheres optarem pela cirurgia após a gravidez ou após os 30 anos, a médica destaca que não há uma regra específica.

A escolha do momento certo deve ser feita de forma individualizada, analisando o quanto o problema está impactando a qualidade de vida e bem estar”, afirma.

O que fazer antes da cirurgia?

De acordo com Israelina, é preciso fazer um alinhamento de expectativas dos resultados antes de se submeter ao procedimento.

A decisão pela realização de uma cirurgia íntima começa pela manifestação de uma insatisfação que a mulher percebe e incomoda corriqueiramente, interferindo na sua autoestima. Para que tenha sucesso no procedimento é preciso avaliar se o problema realmente tem indicação cirúrgica, alinhando as expectativas da paciente quanto aos resultados possíveis”, diz.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor