Significado da Sexta-feira Santa: saiba o que NÃO pode fazer no dia de hoje
A Sexta-feira Santa é tida para os católicos como o dia de reflexão, devido a crucificação de Jesus.
Sexta-feira Santa, tradicionalmente, é o dia de comer peixe para as famílias católicas. Muitos adotam esse ritual sem nem entender o significado e a origem por trás disso.
Cristãos e Judeus entendem que a Sexta-feira Santa está ligada ao domingo de Páscoa, mas as origens e significados para as religiões.
Significado da Páscoa para Cristãos
Os seguidores de Jesus Cristo entendem que a Sexta-feira Santa é o dia de crucificação e morte do filho de Deus.
Já a Páscoa, vai celebrar a ressurreição de Jesus.
Significado de Páscoa para judeus
Eles celebram somente a Páscoa, conhecida como "Pessach", que relembra a liberação do povo judaico da escravidão no Egito.
Como surgiu a Sexta-feira Santa?
A Sexta-feira Santa está dentro da Semana Santa, onde os católicos relembram e celebram a última semana de Jesus. A ordem é a seguinte:
- Domingo de Ramos: o domingo anterior da Páscoa, marcada pela entrada de Jesus em Jerusalém;
- Quinta-feira: é o dia da Última Ceia de Jesus, quando ele lavou os pés dos discípulos;
- Sexta-feira: houve a crucificação
- Sábado de Aleluia: marcado pela espera da ressurreição de Jesus Cristo;
- Domingo: é a ressurreição
Vale salientar que Jesus era judeu, logo, celebrou a Páscoa dentro da ótica judaica. É a partir de Jesus Cristo que a tradição da Semana Santa inicia.
Ao longo do tempo, a maneira de recordar os últimos passos de Jesus na Terra durante a Semana Santa, incluindo a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa, passou por mudanças significativas. Inicialmente, os primeiros cristãos costumavam celebrar todos esses eventos de uma vez, no domingo, como a própria Páscoa. Contudo, a partir do século IV, os cristãos em Jerusalém optaram por separar as celebrações. Foi assim que surgiram as primeiras organizações no calendário da Semana Santa, seguindo o padrão que conhecemos hoje.
Anualmente, a data do domingo de Páscoa - e, consequentemente, da Sexta-feira Santa - varia. Isso ocorre devido à associação da data com eventos naturais. Para entender o cálculo da data da Páscoa, é necessário considerar diversos fatores que determinam sua ocorrência em um determinado ano.
O que NÃO pode fazer na Sexta-feira Santa?
Na tarde da Sexta-feira Santa, os católicos voltam seus pensamentos para o evento central da fé cristã: a morte de Jesus Cristo no Calvário. Este dia é marcado pela veneração da santa cruz, um momento simbólico e expressivo para os fiéis.
De acordo com as diretrizes da Igreja, o jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa para aqueles que têm entre 18 e 59 anos. No entanto, os demais fiéis podem optar por fazê-lo sem obrigação. Grávidas, doentes e aqueles que realizam trabalhos braçais ou intelectuais extenuantes estão dispensados.
É recomendado que a alimentação neste dia seja simples e modesta, evitando alimentos refinados e caros em favor de opções mais humildes.
Alguns seguem costumes tradicionais, como evitar a limpeza da casa e práticas de higiene, mas essas são escolhas individuais.
Além disso, é aconselhável não participar de festas, evitar música alta e buscar atividades que estejam alinhadas com o significado espiritual deste dia. Para aqueles que desejam jejuar, o bom senso é recomendado ao observar a Sexta-feira Santa.