Semana santa

Pode comer carne na Sexta-feira da Paixão? Entenda prática de penitência da Semana Santa

A abstinência de carne na sexta-feira da paixão é um das principais tradições católicas

Imagem do autor
Cadastrado por

Letícia Freitas

Publicado em 28/03/2024 às 19:00
Notícia
X

A Semana Santa é uma das mais importantes celebrações do calendário cristão. Na igreja católica, os ritos que compõem esse momento são iniciados no Domingo de Ramos, celebrado, este ano, no dia 24 de março; e têm seu ápice no domingo seguinte, o de Páscoa, no dia 31. 

Durante esse período, os fies católicos seguem uma tradição de práticas religiosas e penitências. Entre elas está a abstinência de carne vermelha na Sexta-feira Santa, também conhecida como sexta-feira da Paixão. 

O que é a Sexta-feira Santa? 

A Sexta-feira Santa, ou da Paixão, relembra os últimos momentos de Jesus na terra e é um dos dias mais importantes do calendário litúrgico da igreja. 

É o dia em que os fieis celebram a crucificação e morte de Jesus Cristo. É, por isso, um dia de penitência e sacrifício. 

Por que não comer carne na sexta-feira da Paixão?

O costume milenar surgiu ainda na idade média, com a tradição de jejum toda sexta-feira. Ainda no século IX, foi decretado pelo Papa Nicolau I a abstinência da carne todas as sextas para todos os cristãos católicos maiores de 7 anos. 

Inicialmente, a recomendação era a de manter abstinência nas quartas e sextas, prática que, ao longo dos anos, perdeu forças.  

A indicação da igreja também é a de que os fieis pratiquem a abstinência durante a Quaresma, ou seja, os 40 dias que antecedem a Semana Santa, iniciados na Quarta-Feira de Cinzas

O que se deve comer na Sexta-feira Santa? 

A tradição refere-se apenas ao não consumo de carne vermelha e frango, por isso, muitos optam por comer peixe durante o período. 

SEMANA SANTA: Bacalhau Harmoniza Com Qual Vinho?

Tags

Autor