LUTO

MC Elloco foi precursor do 'Passinho' no Recife; relembre trajetória do cantor

Ao lado de Shevchenko, Elloco emplacou hits que furaram a bolha do brega funk

Imagem do autor
Cadastrado por

Gustavo Henrique

Publicado em 21/03/2024 às 13:59 | Atualizado em 21/03/2024 às 14:58
Notícia
X

Um dos "reis" do Passinho nos deixou nesta quinta-feira (21). O MC Elloco, da dupla com Shevchenko, morreu no Recife. A causa teria sido um infarto. 

Segundo funcionários da Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, na Zona Norte do Recife, que prestou atendimento ao cantor, ele chegou em estado crítico e foi encaminhando direito para a sala vermelha. O óbito foi confirmando por volta de 12h30 da tarde.

Shevchenko e Elloco os reis do passinho que dominou o Brasil

Durante carreira, a dupla emplacou vários hits e foram percussores do movimento do Passinho no cidade, que teve alcance nacional. 

OS REIS DO PASSINHO

Com o sucesso das músicas nas periferias recifenses, os grupos do passinho começaram a se espalhar nas comunidades e encontros com ares de competições, chamadas de “duelos”, transformaram praças em pontos de apresentação da dança. Assim como no frevo, ritmo musical centenário genuinamente pernambucano, o passinho é música e dança, mas, não tem sua origem na Cidade Maurícia.

Em entrevista ao Jornal do Commercio em julho de 2019, Elloco falou sobre o ritmo: “A gente já tinha esse passinho antigamente nas casas de show do Recife. A galera sempre lançava esse passinho, mas não era coreografado, com cinco pessoas fazendo. Era um dançarino só. Fizemos a música Gera Bactéria e começamos a receber coreografias em vídeo e a gente postava. Foi quando pensamos em aprimorar ainda mais”.

A dança é uma adaptação do ritmo bastante difundido no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas tem suas particularidades.

Tags

Autor