Desenvolver a performance atlética e hipertrofiar de forma natural - sem suplementação - é um objetivo bastante recorrente hoje em dia.
O crescimento muscular e a melhoria da performance atlética são resultados de esforço consistente ao longo do tempo.
Manter a dedicação ao seu programa de treinamento e nutrição são etapas crucias para que os resultados venham gradualmente.
Confira, nesta matéria, formas de alcançar seus objetivos saudáveis de forma natural.
Como hipertrofiar sendo natural?
A base de qualquer programa de treinamento é uma nutrição adequada. Consumir uma variedade de alimentos ricos em proteínas, carboidratos complexos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais devem ser a prioridade.
Um exemplo de sucesso dos cronogramas naturais é a atleta Yane Marques, Medalhista Olímpica e atual Secretária Executiva de Esportes Educacionais, que alcançou méritos como ter a única medalha olímpica do pentatlo moderno da América Latina.
A atleta explicou que optou por não suplementar e apostar apenas numa alimentação inteiramente natural.
"Minha mãe fazia barrinha de castanha, com nozes, cereal... Era um monte de coisa para poder comer depois, no lanche, estava sempre tentando comer alguma coisa, de acordo com a recomendação dos profissionais que me acompanhavam".
Yane revelou também que nunca foi uma pessoa de comer muito, mas se esforçou para conseguir ingerir a quantidade recomendada pela equipe multidisciplinar no COB - equipe do time Brasil - sem precisar incluir nenhum tipo de suplemento.
"Eu tirava foto no café, no almoço, na janta de todas as refeições que eu estava fazendo para poder olhar e dizer, 'Yane, bota mais arroz, está pouco.', 'Não, tenta comer o dobro dessa carne que está aí.'. E assim eu ia fazendo e consegui me manter bem, treinar bem, estar forte", explicou a atleta.
Além de manter uma alimentação com acompanhamento profissional, Yane reforça a importância do acompanhamento médico.
"Eu fazia exames bioquímicos a cada três meses, eu fazia uma semana de bateria de exames. Eram cerca de 10, 12 coletas de sangue por dia. Eles coletavam meu sangue em jejum, antes do treino, durante a série forte do treino, imediatamente após, pouco tempo depois, para poder analisar como era que estava a minha recuperação", afirmou.
Dicas para ganho de massa sem suplemento
Além da alimentação, outras sugestões de hábitos para você incrementar na sua rotina são:
Treinamento de força: O treinamento de resistência é fundamental para construir músculos. Isso inclui levantamento de pesos, exercícios de calistenia, ou qualquer forma de resistência muscular. Comece com pesos moderados e aumente gradualmente a carga à medida que sua força e técnica melhorarem.
Descanso adequado: O descanso é crucial para o crescimento muscular e a recuperação. Certifique-se de dormir de 7 a 9 horas por noite e inclua dias de descanso em sua rotina de treino para permitir a recuperação muscular.
Hidratação: A água desempenha um papel vital no desempenho atlético e no crescimento muscular. Mantenha-se hidratado antes, durante e após o exercício para otimizar seu desempenho e recuperação.