Carnaval 2024

Vídeo: Emoção toma conta do Marco Zero com Chico Science "presente" na abertura do Carnaval do Recife

A noite ainda se abrilhantou com apresentações marcantes de Gilberto Gil e Raphaela Santos

Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 09/02/2024 às 14:57
Chico Science - Foto: Wagner Ramos / PCR Imagem

Prévias diversas seguraram a expectativa de milhares de foliões, mas enfim o Carnaval do Recife começou, na tarde da última quinta-feira (8). O dia foi marcado pelo simbolismo da cerimônia Ubuntu, trovoada do Tumaraca e Olodum, e a tradição da Orquestra Popular do Recife, uma multidão palpitou o coração mais forte com a "presença" de Chico Science, possível através de muita tecnologia.

E quando talvez não fosse mais provável melhorar, Gilberto Gil está desfilando elegância musical, neste momento, em noite que será encerrada com o brega romântico de Raphaela Santos.

São 30 anos desde o lançamento do álbum Da Lama ao Caos, primeira obra de Chico Science e Nação Zumbi. Com isso, a Prefeitura do Recife potencializou a memória viva do artista catalisador do Movimento Manguebeat. A experiência inédita no principal palco da maior festa de rua do Brasil utilizou inúmeros caminhos técnicos e tecnológicos modernos, como a holografia. Veja vídeo: 

SHOW DE CHICO SCIENCE

Levar Chico Science ao palco do Marco Zero, vinte e sete anos após sua morte, envolveu diversas etapas e desafios. Por se tratar de um evento musical, a voz foi o ponto de partida. Foram necessárias semanas de pesquisa até encontrar arquivos de áudio que servissem para a reconstrução da voz do cantor, por meio de uma inteligência artificial, atendendo aos parâmetros de temperatura e interação com o público típicas de um “ao vivo”.

Uma equipe de músicos, encabeçada por Renato Bandeira, foi responsável pela criação do arranjo musical e a construção de uma roupagem atual que preservasse a identidade da música A Praieira. Foram dias de estudo de postura e comportamento, aliado ao gestual de Chico Science, para que um ator pudesse dublar e interpretar o artista, em uma gravação de estúdio.

A captação em vídeo foi uma das etapas mais delicadas: construir o rosto de Chico Science a partir de fotos de arquivo, através da realidade virtual. A recriação foi aplicada digitalmente ao corpo do ator. As imagens foram projetadas por equipamentos de ponta e de altíssima resolução em uma tela bastante fina posicionada no palco. Através da ilusão de ótica provocada pelas luzes, esta tela fica imperceptível, destacando apenas o personagem central. Tornando tudo ainda mais real, a banda responsável pela construção do arranjo toca ao vivo, acompanhando a holografia.

A homenagem completa, intitulada Recife Cidade do Mangue, contou com Louise e participação de Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira. Em 2024, a revolução musical provocada por Chico Science encontrou par no salto tecnológico próprio dos nossos tempos. Ao fim, o resultado foi o encontro do Mangueboy mais amado do Recife com o público presente no Marco Zero.

SHOW DE GILBERTO GIL

Na sequência da noite, após duas horas de atraso, a genialidade de Gilberto Gil está carregando de energia e encantando o público no Marco Zero. Com um repertório que atravessa décadas de história e reflete as ricas influências da música brasileira, Gil está presenteando os foliões com uma fusão vibrante de ritmos. A voz marcante e presença magnética de Gilberto Gil não apenas celebra o Carnaval, mas também deixa uma marca indelével na memória dos presentes, reafirmando seu lugar como um dos maiores ícones nacionais. Entre seus hits, ele promete cantar ‘Palco” e “Aquele Abraço”.

SHOW DE RAPHAELA SANTOS

Para os que estão com o coração machucado ou já recuperados para um novo amor, o brega de Raphaela Santos será o fechamento que a noite precisa.

E Gabriela Oliveira, 25 anos, detalha bem o sentimento. "Acho que a gente nem precisa sofrer por amor para entender, sentir, na verdade, o que a Raphaela passa com a música. Já tive minhas questões, mas a verdade é que quando essa mulher começa a cantar, a gente sente uma coisa lá dentro. É até difícil descrever", confessa.

Tags

Autor