Nos último 11 anos, o Brasil acompanha o Carnaval da TV Globo por meio dos comentários rebuscados de Milton Cunha.
O comentarista, de 60 anos, rouba a cena na transmissão dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Milton tem propriedade de fala. Trabalhou como carnavalesco por 16 anos, é pesquisador e professor universitário com mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Quem é MILTON CUNHA?
Apesar de muito atuante no Carnaval carioca, Milton não é natural do Rio. Ele nasceu em Belém do Pará e só foi para a cidade maravilhosa nos anos 1980.
Atualmente, ele é casado com o preparador físico Eduardo Costa e mora em Copacabana, bairro litorâneo da Zona Sul o Rio de Janeiro.
Infância e adolescência conturbada
Em entrevista ao site TAB, do portal UOL, Milton afirmou que apanhava dos pais e dos irmãos na infância.
Em 1982, quando tinha 19 anos, Milton decidiu sair de casa e se mudar de vez para o Rio de Janeiro. Ele trabalhou como produtor de eventos e passou por outras emissoras antes de chegar à TV Globo, em 2013.
"Para entrar lá, tive que encontrar um homem corajoso como Miguel Athayde, a quem rendo toda minha gratidão, pela coragem que ele teve. Porque não é fácil dar a chance para um 'maluco', né? Tem que ter colhão", disse Milton ao UOL, em 2020.
Estudos
Milton é especializado em moda e indumentária pela Universidade Estácio de Sá. Se tornou mestre e doutor em letras pela UFRJ e fez pós-doutorado na mesma instituição, onde se dedicou a estudar as obras de Joãosinho Trinta, Rosa Magalhães e o Festival de Parintins.
Ao longo do ano, Milton dá palestras, presta consultorias técnicas e faz presença VIP em eventos diversos.
Internet
Milton é sucesso nas redes sociais. Ele costuma publicar, no Instagram, reflexões e mensagens que atingem mais de 1,1 milhão de seguidores.