A chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca) na segunda fase da novela 'Renascer', da TV Globo, causou um verdadeiro alvoroço na fazenda do coronel José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Na versão original de Benedito Ruy Barbosa, a jovem será responsável por afastar ainda mais José Inocêncio e o filho caçula João Pedro (Juan Paiva).
Devido os encantos da menina, o coronel, que já culpa o filho pela morte da mãe, Maria Santa (Duda Santos), que morreu após o parto, terá ainda mais raiva do filho.
Após conhecer a moça na casa de Jacutinga (Juliana Paes), se encantar por ela e oferecer emprego na fazenda do pai, o menino insistirá pela ajuda do coronelzinho, que não gostará da atitude do filho.
No entanto, a situação ficará tensa após a moça revelar ser neta de Belarmino (Antônio Calloni). Ela ainda confessará estar disposta a vingar a morte do avô.
Qual o final de Mariana em Renascer?
No decorrer da novela, Mariana desistirá da vingança, já que se aproximará de José Inocêncio.
Mesmo tendo beijado João Pedro, a moça dirá que o considera um irmão. Assim, o rapaz entenderá que Mariana, na realidade, está interessada em seu pai. Logo depois, ela e Inocêncio engatam em um romance.
Nos próximos capítulos de Renascer, os dois viajam juntos e se casam, deixando todos os filhos do protagonista espantados e preocupados com sua herança.
Vale ressaltar que na primeira versão de Renascer, transmitida na Globo em 1993, Mariana, interpretada por Adriana Esteves, se apaixonava verdadeiramente por José Inocêncio e desiste da vingança de vez.
O protagonista morre de causas naturais no último capítulo, e ela vai embora da fazenda. Enquanto isso, João Pedro fica com Sandra (Giullia Buscacio), filha do coronel rival, Egídio (Vladimir Brichta).