Na primeira fase da novela Renascer, o destino de Maria Santa (Duda Santos) foi selado logo após o nascimento do seu quarto filho, João Pedro (Juan Paiva).
Esposa de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), Santinha não resistiu ao parto e morreu após dar à luz ao pequeno, cena que foi ao ar na última sexta-feira (02).
Final de Santinha em Renascer
Apesar da tragédia, a personagem de Santinha não encerra a sua jornada nesse momento. A jovem ainda irá retornar para a segunda fase da novela de uma maneira surpreendente!
Em luto pela morte da mulher, Zé Inocêncio irá lidar com o peso de sua paixão e obsessão por Santinha, que aparecerá frequentemente nos sonhos e devaneios do protagonista.
>> Renascer: O que tem na carta de Rachid? Revelado mistério
Como Santinha irá ressurgir dos mortos?
Inicialmente, na versão de 1993, escrita por Benedito Ruy Barbosa, Santinha não aparecia na segunda fase da novela Renascer. No entanto, depois do tremendo sucesso da personagem, Patrícia França, que interpretava Maria Santa, foi chamada para gravar cenas extras.
Ao Notícias da TV, a atriz revelou que o pedido foi uma verdadeira surpresa. "Quando me chamaram pra fazer a novela, não tenho a lembrança de alguém ter me dito 'você vai voltar' [após a primeira fase]. Quando acabei as gravações, fui fazer um show musical. Lembro que um dia me ligaram e falaram: 'Você tem que vir pra cá gravar, você tem cenas pra gravar'. Isso me deixou muito surpresa".
Depois da perda da esposa, José Inocêncio (Antonio Fagundes) passou a sonhar com Maria Santa, que teve uma ótima recepção do público com a sua volta. Na primeira versão, a personagem chegou a ser mais querida que Mariana (Adriana Esteves), que aparece na segunda novela e seduz, ao mesmo tempo, Zé Inocêncio e o filho João Pedro.
Segunda fase de Renascer: SPOILERS DO FINAL DE RENASCER
Caso o remake de Renascer, reescrito pelo neto do autor da primeira versão, Bruno Luperi, permaneça fiel à trama, Santinha marcará presença na novela até as cenas finais. De acordo com a primeira atriz de Santinha, a cena final foi uma das mais marcantes do romance, que marca o fim do protagonista.
"O momento mais marcante pra mim foi a cena em que ela [Santinha] vai buscar o José Inocêncio. O final da novela é comigo e com Fagundes. Ele [José Inocêncio] está morto, está no leito de morte, e ela vai até a cabeceira da cama. É uma cena muito bonita", afirmou Patrícia.