Se a nova adaptação de Renascer, novela do horário nobre da TV Globo, seguir fielmente o enredo original de 1993, o destino de José Venâncio, papel interpretado por Rodrigo Simas na releitura, seria marcado por tragédia. Na versão original, o personagem foi vivido por Taumaturgo Ferreira.
Apesar de seu sucesso nos negócios, a vida de Venâncio é repleta de conflitos pessoais. Casado com Eliana, atualmente interpretada por Sophie Charlotte, ele mantém um caso extraconjugal com uma mulher trans, papel vivido por Gabriela Medeiros.
RENASCER: Saiba quem é quem na segunda fase da novela
QUEM MATOU JOSÉ VENÂNCIO EM RENASCER?
Na versão original, o destino trágico de Venâncio é selado quando ele é assassinado por Tenório, papel desempenhado por Herson Capri. Na trama atual, o personagem Tenório foi renomeado para Egídio e será interpretado por Vladimir Brichta.
Tenório, um produtor de cacau e principal antagonista do coronel, passa boa parte da novela armando emboscadas para derrotar Inocêncio. No entanto, a morte de José Venâncio ocorre devido a um equívoco.
Venâncio encontra seu irmão, João Pedro, no aeroporto de Ilhéus, e os dois partem de carro em direção à fazenda do pai.
Enquanto atravessam a região rural da cidade, são alvejados por tiros, que acabam atingindo o irmão mais velho, resultando em sua morte.
Ao saber do assassinato, José Inocêncio erroneamente acredita que os tiros eram destinados a ele, e não ao seu filho.
Fonte: GaúchaZH