Carnaval 2024

Carnaval 2024: Confira programação da semana pré-carnavalesca do Paço do Frevo

O museu ainda recebe debates sobre a música brasileira na programação do Porto Musical e realiza última edição de feira com artigos de Carnaval

Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 30/01/2024 às 23:53
Paço do Frevo - Foto: Anderson Stevens

Na semana que antecede o Carnaval, o Paço do Frevo oferece uma programação quente, com atrações e eventos banhados no ritmo que dá nome ao museu. Com a proximidade do seu aniversário de 10 anos, quando também é celebrado o Dia do Frevo, 9 de fevereiro, o equipamento cultural esquenta para a festa com o Projeto Frevália, em que o artista pernambucano Romero Ferro mistura Frevo e música tropical brasileira em um show inédito no sábado (3).

Também contribuindo para a apoteose do ritmo, o projeto Orquestra Frevo do Mundo realiza uma audição do seu mais recente disco, “Moraes é Frevo”, no domingo (4). Dentro da programação do Porto Musical, festival de música e negócios, o Paço do Frevo sedia debates sobre a cena musical brasileira entre 1° e 3 de fevereiro.

E pra participar de toda essa agenda com o visual que Momo pede, sexta-feira (2) é a ultima oportunidade de adquirir adereços na feira “No Corre do Frevo”, que leva ao térreo do museu empreendimentos liderados por mulheres.

O projeto Frevália, de Romero Ferro, estreou em 2016 tendo como casa o Paço do Frevo. Rodou o Brasil e, na sua volta, mantém o foco de botar junto e fazer a mistura do Frevo com a música tropical do Brasil.

Com convidados, o artista promete apresentar frevos e clássicos da festa de Momo com uma roupagem contemporânea, moderna e pop, como foi mostrado no EP Frevália, lançado em 2023. A apresentação se inicia às 16h na Praça do Frevo, que fica no terceiro andar. O acesso ao show se dá através do ingresso de entrada no museu.

A partir das 16h do domingo (4), o projeto Orquestra Frevo do Mundo realiza uma audição do seu mais recente lançamento, o disco “Moraes é Frevo”, feito em homenagem a Moraes Moreira. O álbum apresenta a ligação intensa que o cantor e compositor baiano tinha com o Frevo pernambucano.

A audição será feita no terceiro andar do Paço e contará com uma roda de conversa sobre o disco. Idealizadores da Orquestra Frevo do Mundo, Pupillo e Marcelo Soares participam da mesa com Maria Aida (cravista, musicóloga e coordenadora da Orquestra Experimental de Frevo da UFPE), José Teles (jornalista, crítico de música, cronista) e Luiz Vinicius Maciel (mestre em História e analista de pesquisa do Paço do Frevo). Para prestigiar o evento é preciso adquirir o ingresso do museu.

Dentro da programação do Porto Musical, um festival de encontros, capacitação e negócios que coloca o Recife no mapa da música nacional, o Paço do Frevo recebe os debates da “Sessão Acorde Levante pela Música” nos dias 1°, 2 e 3 de fevereiro, sempre às 10h. No primeiro dia, o “Futuro da Música no Brasil com o Programa Nacional Aldir Blanc” será debatido por Guilherme Moura, Jadion Helena e Thiago Leandro; no dia 2, “Ética e Políticas Afirmativas, de Gênero e Inclusão" estará em pauta com Gabriela Apolônio, Jorge Féo, Ceça Reis, Michell Platini, Amun-Há e Dayanna; no dia 3, o tema do debate com Mayra Clara, Felipe Mendes e Ricardo Mello é "Políticas para a Música em Recife e Pernambuco: Quais os Planos?". A participação na programação do Porto Musical que acontece no Paço do Frevo é gratuita.

FEIRA DE ADEREÇOS

Segunda e última chance de garantir adereços e acessórios carnavalescos oriundos de empreendimentos liderados por mulheres. Como parte das ações de incentivo ao mercado criativo do Frevo, o Paço realiza a feira "No Corre do Frevo", que ocupou o térreo do museu sexta passada (dia 26), com venda de produtos momescos. Será dia 2 de fevereiro, das 10h às 17h, com entrada gratuita.

PAÇO DO FREVO

Reconhecido pelo Iphan como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela Unesco e pelo Iphan, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).

Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor do Instituto Cultural Vale e o copatrocínio do Grupo SulAmérica. Conta com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.

SERVIÇO

Porto Musical

Sessão Acorde Levante pela Música. Das 10h às 12h. Gratuito

Dia 1° de fevereiro

Debate "O Futuro da Música no Brasil com o Programa Nacional Aldir Blanc" com Guilherme Moura + Jadion Helena + Thiago Leandro

Dia 2 de fevereiro

Debate "Ética e Políticas Afirmativas, de Gênero e Inclusão" com Gabriela Apolônio + Jorge Féo + Ceça Reis + Michell Platini + Amun-Há + Dayanna Louise

Dia 3 de fevereiro

Debate "Políticas para a Música em Recife e Pernambuco: Quais os Planos?" com Mayra Clara + Felipe Mendes + Ricardo Mello

Feira No Corre do Frevo

No hall de entrada do Paço do Frevo
Dia 2 de fevereiro, das 10h às 17h

Acesso gratuito

Show “Frevália”, com Romero Ferro

Terceiro andar do Paço do Frevo

Dia 3 de fevereiro, às 16h

Acesso mediante ingresso do museu

Audição do disco “Moraes é Frevo”, da Orquestra Frevo do Mundo + roda de conversa

Terceiro andar do Paço do Frevo

Dia 4 de fevereiro, às 16h

Acesso mediante ingresso do museu

Paço do Frevo

Tags

Autor