É com frevo no pé e copo na mão que a Troça Carnavalesca Mista Acorda pra Tomar Gagau convida para seu 22º desfile, neste sábado, 3 de fevereiro. Ao meio-dia, a agremiação concentra na Av. Rio Branco, no bairro do Recife, e faz seu esquenta no bar Frege com o DJ Camalove, alter ego do cantor Victor Camarote. O acesso é gratuito.
Às 15h, o amarelo e o azul tomam as ruas do Recife Antigo com o frevo rasgado e afiado da Orquestra do Maestro Lessa, história viva e pulsante do Carnaval de Pernambuco.
Alinhado com o compromisso de fazer o folião frever, tomado da cabeça aos pés pelo ritmo Patrimônio Imaterial da Humanidade, a troça elegeu como tema desta edição destacar o movimento idealizado por Ariano Suassuna de valorização das tradições populares nordestinas: Inteligência Armorial.
“Em um mundo cada vez mais dominado pela Inteligência Artificial, continuamos apostando na cultura popular e nas tradições do Carnaval pernambucano. Nossa orquestra segue no chão, nosso ritmo permanece o frevo e o nosso desfile continua uma experiência única pelas ruas do Bairro do Recife”, atesta Leonardo Siebra, presidente da agremiação que, desde 2016, levou suas cores e suas greias para o principal polo da folia na capital.
HISTÓRIA DO BLOCO
A frase "acorda pra tomar gagau", que apareceu na introdução do hit “Bebe Negão”, reggae de Renato Fechine, substituiu a saudação "bom dia" entre um grupo de amigos da Zona Norte do Recife. Era perto do Carnaval de 2003, e a brincadeira já foi motivo de sobra para se criar um bloco.
A Troça Carnavalesca Mista Acorda pra Tomar Gagau foi um dos maiores blocos de rua daquela região do Recife por mais de uma década. Juntou mais de 30 mil foliões atrás do estandarte que deu à caneca de chopp um bico de mamadeira; promoveu grandes shows com Moraes Moreira, Monobloco, Seu Jorge, Mundo Livre S.A. Hoje, foca em um público mais reduzido e comprometido com o seu ideal original: o tradicional Carnaval de rua pernambucano.
SERVIÇO
Acorda pra Tomar Gagau
- Prévia da 22ª edição, dia 3 de fevereiro (sábado)
- 12h: concentração na Av. Rio Branco, Recife Antigo, e esquenta no bar Frege, com DJ Camalove.
- Entrada franca.
- 15h: desfile pelas ruas do Bairro do Recife com a Orquestra do Maestro Lessa.