Griselda Série da Netflix

Griselda: quem é Rivi? Conheça a trajetória do personagem citado na série

A 'madrinha da cocaína', Griselda Blanco ganhou uma série na Netflix. Saia o que seria realidade e ficção sobre a vida da personagem

Cadastrado por

Iasmin Moraes

Publicado em 30/01/2024 às 18:28 | Atualizado em 30/01/2024 às 18:28
Griselda estreou no dia 25 de janeiro na Netflix - Reprodução/Netflix

A Griselda Blanco, conhecida pelo nome 'Madrinha da cocaína' ganhou uma série na Netflix, a personagem é retratada pela atriz Sofía Vergara, agora tem uma nova história para contar e já virou sucesso na plataforma de streaming.

Divulgação da série 'Griselda' - Divulgação / Netflix

A série conta toda a trajetória de Blanco, desde Medelín, cidade natal, até se tornar a 'Madrinha' do império do tráfico de drogas de Miami.

SAIBA QUEM É RIVI, E COMO A FICÇÃO E A REALIDADE DIFERENCIAM O PERSONAGEM

A série, como muitos filmes e programas baseados em eventos reais, mistura fatos e ficção ao retratar a vida pública e privada de Blanco. No final da série, mostra-se o momento em que a 'rainha da cocaína' é presa pelas autoridades.

Na realidade, ela foi presa por tráfico de drogas, com as autoridades buscando responsabilizá-la pelas mortes associadas ao seu império ilegal. Para incriminá-la, decidiram depender do testemunho de Jorge Ayala, conhecido como Rivi, um dos capangas de Blanco envolvido em assassinatos.

Entretanto, o testemunho de Rivi foi prejudicado quando ele se envolveu em um escândalo com uma secretária do Gabinete do Procurador do Estado de Miami-Dade. Suas conversas telefônicas sexualmente explícitas comprometeram seu testemunho contra Blanco.

Prisão de Rivi

Após a prisão de Griselda e Rivi, ocorreu um escândalo envolvendo mais de uma mulher. Em junho de 1998, o Tampa Bay Times relatou que três secretárias foram demitidas por terem conversas telefônicas explícitas com o capanga.

Além disso, Ayala seria testemunha contra Griselda, e as secretárias envolvidas no escândalo tinham acesso aos arquivos dos promotores. Isso levantou preocupações de que o caso contra Blanco pudesse ser comprometido.

Sofía Vergara e Griselda Blanco. - Imagem: Reprodução / Netflix e Polícia de Miami-Dade

Condenação de Rivi

No desfecho, o capanga de Griselda foi condenado por três assassinatos, incluindo o de Johnny Castro, uma criança de 2 anos. Ayala recebeu prisão perpétua e poderia solicitar liberdade condicional após 25 anos.

A última atualização sobre seu caso foi em 2013, mais de 10 anos atrás. Na época, Rivi tentou liberdade condicional mencionando um 'acordo de aperto de mão' feito com promotores em 1993, porém, não teve sucesso. 

Rivi continua preso, conforme registros do Departamento de Correções da Flórida.

Tags

Autor