GRISELDA

Quando morreu Griselda Blanco? Saiba como foi a morte da traficante que inspirou a série da Netflix

A morte de Blanco marcou o fim de uma era no narcotráfico colombiano; Confira detalhes

Cadastrado por

Bianca Tavares

Publicado em 30/01/2024 às 17:28
Griselda estreou no dia 25 de janeiro na Netflix - Reprodução/Netflix

Estreada na última quinta-feira (25), Griselda é a nova minissérie da Netflix. Estrelado pela atriz Sofía Vergara, a trama conta a história da "rainha do tráfico comlobiano", Griselda Blanco, famosa nos anos 70 e 80 por conduzir um dos maiores cartéis de droga da história.

Quem era Griselda Blanco?

Referência na região de Miami, Griselda constriuiu um verdadeiro império dentro dos Estados Unidos. De acordo com os boatos, até mesmo um dos nomes mais conhecidos do narcotráfico, Pablo Escobar, temia a mulher.

“O único homem de quem já tive medo foi uma mulher chamada Griselda Blanco”, suposta frase dita pelo traficante, que é a abertura da série. Griselda também era conhecida como "La Madrina”, “La Jefa” e “Viúva Negra”.

Depois de crescer e dominar o mundo do crime, a traficante ainda reservou uma parcela da vida para aumentar a família. Casou-se três vezes e teve três filhos com o primeiro marido, que inclusive foi morto pela própria Griselda, após divergências sobre o crescimento do reinado da traficante. 

Prisão de Griselda Blanco

Em fevereiro de 1985, a rainha do tráfico foi presa em Irvine, na Califórnia. No momento da prisão, informou o nome errado e portava documentos falsos. Por fim, foi condenada a 15 anos de prisão e uma multa de US$ 25 mil.

No entanto, o tempo acumulou conforme o tempo, já que Griselda foi acusada pelo estado da Flórida de matar mais três pessoas. Depois de se declarar culpada por dois deles, teve uma nova condenação: mais 20 anos na prisão.

Quando morreu Griselda Blanco?

Quando foi solta, no ano de 2004, Griselda foi deportada para a Colômbia e passou a viver sem arrumar confusões. A morte da narcotraficante ocorreu no dia 3 de setembro de 2012, aos 69 anos, em um açougue.

Um homem mascarado disparou dois tiros contra sua cabeça, fugindo logo em seguida. A morte de Griselda surpreendeu até mesmo os policiais: “É surpreendente para todos nós que ela não tenha sido morta antes porque fez muitos inimigos. Quando você mata tantas pessoas e machuca tantas pessoas como ela fez, é apenas uma questão de tempo até que eles te encontrem e tentem igualar o placar”, afirmou o ex-etive Nelson Andreu.

Fonte: Hugo Gloss. 

Tags

Autor