Em Renascer, da TV Globo, o telespectador assistiu à realização do pacto entre José Inocêncio (Humberto Carrão) e o jequitibá-rei.
É através desta aliança que o protagonista da trama adaptada por Bruno Luperi da obra de Benedito Ruy Barbosa consegue sobreviver a tantas armadilhas criadas por seus inimigos, como à tentativa do coronel Belarmino (Antonio Calloni) de assassiná-lo a tiro.
No entanto, quem acredita que o personagem anda sozinho, está enganado. Além da grande árvore, José Inocêncio tem ainda outros aliados relevantes como o cramulhão, um pequeno diabo preso a uma garrafa.
Qual o poder do cramulhão em Renascer?
Geralmente ligado ao enriquecimento, o cramulhão parece ter outras funções na novela. O fazendeiro de cacau mesmo já relatou muitas vezes que tem o corpo fechado.
Garantindo uma vida protegida pela representação do demônio, e ora ou outra surge algum outro personagem fazendo circular a lenda de que ele anda com o diabo na garupa de seu cavalo.
Quem é o cramulhão da novela Renascer atual?
No remake de Renascer, o cramulhão recebe uma versão mais moderna, uma animação em 3D representará 'o coisa ruim'.
Conforme o site gshow, o boneco também ganhará movimentos através do uso de computação gráfica.
Segundo a lenda, o aprisionamento do pequeno diabo à garrafa ocorre por meio de um pacto no qual a pessoa pede riqueza em troca da própria vida.
Narrativas sobre o cramulhão já foram contadas em outras tramas do universo de Benedito Ruy Barbosa, como "Pantanal" e "Paraíso".
Em algumas regiões, acredita-se que o boneco nasce de um ovo do tamanho do de codorna, cuja galinha é fecundada pelo próprio diabo. Em outros lugares, nasce de um galo.
A partir do aprisionamento, o dono do mascote preso à garrafa é enriquecido, assim como José Inocêncio tem se afortunado desde que chegou à região de plantação de cacau, como mostra a novela.