RENASCER

Renascer: Elenco bebe mel de cacau para entrar no clima. Saiba o que é

Descubra o que é mel de cacau, que o elenco do remake de Renascer consumiu durante gravações

Cadastrado por

Gabriella Zilma

Publicado em 24/01/2024 às 18:28
José Inocêncio no remake de Renascer - Reprodução/ TV Globo

O cacau vai muito além do chocolate. Tanto as sementes quanto a polpa do fruto amazônico são usados para produzir manteiga, geleia, vinho e até mel.

Inclusive, o mel foi bastante utilizado nas gravações do remake de Renascer, nova novela da TV Globo, que se passa em Ilhéus, na Bahia.

Durante entrevista ao Globo Rural, Evaldo Macarrão, ator que interpreta Jupará na primeira fase da trama, diz que ainda não conhecia o subproduto e aprendeu muito com os produtores locais que não tratam o cacau apenas como um negócio.

“É o alimento deles, é o que dá força. Saboreamos o mel de cacau, é de uma energia para o corpo. Íamos para o set sem tomar café, só com um ou dois copos de mel e estávamos ativos. Para além do financeiro, do negócio e da política, o fruto envolve uma questão de sobrevivência. Em algumas famílias, faltou o pão, mas não faltou cacau”, diz.

Leia Também

O que é o mel de cacau?

Segundo Cláudia Sá, produtora de cacau de Itabuna (BA), é um néctar da polpa do fruto.

O produto apareceu como uma oportunidade para dar energia aos agricultores que passavam grande parte do dia trabalhando na mata, sem comida e água.

“Eles observaram que um caldo saía quando partiam o fruto. Eles forravam o chão com folhas de bananeira, colocavam o cacau quebrado em um terreno de declive para drenar até separar esse néctar da polpa”, diz.

Atualmente, este processo é todo industrializado, realizado em prensas de aço.

Tags

Autor

Veja também