O Carnaval é uma das festividades mais amadas pelos brasileiros. Com o final do ano se aproximando, surge a ansiedade, os arranjos e as incertezas em relação a essa festa popular que atrai multidões em várias cidades do Brasil.
Contudo, há uma interrogação frequente sobre o motivo das festividades carnavalescas ocorrerem em datas variadas, algumas vezes até em meses distintos.
COMO É DEFINIDA A DATA DO CARNAVAL?
A data do Carnaval é determinada de acordo com o calendário da Igreja Católica, sendo impactada pelas datas fixas da Páscoa, as variações sazonais e o ciclo lunar.
Esse evento assinala o momento de liberdade que precede a Quaresma, um período de 40 dias que antecede a Sexta-Feira Santa, ocorrendo dois dias antes da Páscoa.
POR QUE A DATA MUDA TODOS OS ANOS?
Sete dias antes da Páscoa, celebra-se o Domingo de Ramos, relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Esse dia marca o início da Semana Santa, culminando na ressurreição de Cristo durante a Páscoa. Precisamente 40 dias antes do Domingo de Ramos, ocorre a terça-feira de Carnaval.
Assim sendo, a folia carnavalesca acontece 47 dias antes da Páscoa, correspondendo a sete domingos antes desse feriado religioso.
Quanto à Páscoa, esta é observada no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio de primavera, no hemisfério norte, e, consequentemente, após o equinócio de outono, no hemisfério sul.
QUANTOS DIAS FALTAM PARA O CARNAVAL 2024?
Em 2024, o Carnaval está marcado para ocorrer no meio do mês de fevereiro, nos dias 10, 11, 12 e 13, englobando sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira.
A quarta-feira de cinzas, simbolizando o término do Carnaval e o início da Quaresma na tradição da Igreja Católica, está prevista para o dia 14 de fevereiro de 2024.
*Com informações do UOL e Exame