É raro encontrar uma mulher que nunca tenha sentido uma conceira incontrolável acompanhada de ardor e inchaço na região genital, junto ao temido corrimento esbranquiçado.
Cerca de 90% das mulheres vai ter ao menos um episódio de candidíase na vida, metade dessas ainda vai sofrer mais de uma vez com o problema.
O tratamento tradicional para a candidíase é simples, com uso de creme no local e antifúngicos em comprimidos. Mas, algumas mulheres preferem o uso de técnicas naturais.
Camomila para a candidíase
Utilizada como chá, a camomila pode melhorar o principal sintoma, sendo a conceira e irritação da pele. Porque ela tem ação anti-inflamatória e calmante.
Mas, a camomila é eficaz para combater os sintomas e não a candidíase em si. Este método minimiza desconfortos.
Bicarbonato de sódio
bicarbonato de sódio - Pixabay
O banho de assento com bicarbonato reduz a coceira.
A vagina é naturalmente ácida e o pH pode cair ainda mais por alguns motivos, como baixa imunidade e alimentação, desequilibrando a flora, aumentando os riscos de candidíase.
O bicarbonato alivia o sintoma da infecção e melhora o pH. Novamente, o banho de assento não é considerado tratamento e, sim, alívio imediato do sintoma.
Quais são os sintomas da candidíase?
A candidíase provoca um corrimento espesso, sem odor e esbranquiçado, que pode causar irritação na vulva e provocar coceira.
É possível também que apareçam pequenos cortes na pele da região íntima, que podem evoluir para úlceras genitais.
O que funciona para a candidíase?
Comprovado mesmo, só o tratamento medicamentoso tradicional, indicado pelo profissional de saúde. Mas, algumas mudanças nos hábitos do dia a dia podem ter impacto na resposta da Candida, que são:
- Manter a vulva seca para não deixar o ambiente favorável ao fungo. Para isso, é recomendado dormir sem calcinha, evitar roupas apertadas e preferir peças íntimas de algodão.
- Outra dica é não permanecer com roupa de praia ou piscina úmida e manter uma vida saudável com dieta e atividade física, aumentando a imunidade.
Além das dicas, é válido investigar possíveis fatores associados que possam levar à quebra do equilíbrio da flora vaginal.
A candidíase de repetição é para tratar com medicações via oral em intervalos específicos, junto a cremes vaginais, com a paciente atenta a possíveis efeitos colaterais de cada medicação.
FONTE: portal UOL