A exaustão mental é um estado de fadiga persistente que afeta o funcionamento cognitivo e emocional, resultando na diminuição do desempenho e bem-estar. Esse estado faz com que a pessoa tenha pensamentos negativos e sinta-se mais desanimada e angustiada para realizar as tarefas do dia a dia.
Atualmente, no mundo moderno em que vivemos, é desafiador evitar completamente a exaustão mental. Porém existem algumas estratégias que podem evitar a condição e minimizar os impactos.
De acordo com a pesquisa do Datafolha Saúde Mental dos Brasileiros 2022, metade dos brasileiros já viveram uma situação de esgotamento mental. O Brasil ocupa o segundo lugar em casos diagnosticados da Síndrome de Burnout - esgotamento físico, mental e emocional causado pelo estresse crônico no trabalho.
Nessa matéria iremos explorar como identificar e algumas dicas para lidar com a exaustão mental. Confira.
COMO IDENTIFICAR A EXAUSTÃO MENTAL?
Alguns sintomas do esgotamento mental são insônia, irritabilidade, cansaço físico e mental, dificuldade de concentração, dores no corpo e falta de motivação.
Situações de pressão no trabalho, conflitos pessoais, sobrecarga de responsabilidades e a constante exposição a estímulos digitais são comuns desencadeadores da exaustão mental.
Caso os sinais sejam ignorados, os sintomas de exaustão podem se agravar para um estado de Burnout e até mesmo um transtorno mental mais grave.
Por isso é fundamental atentar-se aos sinais e buscar estratégias de enfrentamento, para garantir conforto e bem estar.
DICAS PARA LIDAR COM A EXAUSTÃO MENTAL
O psicólogo clínico especializado em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness e diretor do Centro de Mindfulness, Vitor Friary, explica como identificar e lidar com a exaustão mental.
Para o especialista, é importante praticar o reconhecimento de pensamentos negativos, reestruturá-los de maneira mais positiva - analisando a situação e tentar vê-las de maneira mais otimista e confiante.
O que também pode ajudar é incorporar práticas de meditação e relaxamento, como o mindfulness na rotina diária, mesmo que em momentos curtos do dia, como trazer a atenção à respiração por 5 minutos.
Fonte: Psicólogo clínico especializado em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness e diretor do Centro de Mindfulness, Vitor Friary