As pessoas narcisistas tendem a exibir um padrão de comportamento centrado em si mesmas, com uma necessidade constante de validação e admiração.
Para elas, as relações muitas vezes servem como um reflexo de sua própria importância e poder, buscando conexões superficiais que as beneficiem e ressaltem sua imagem.
O comportamento narcisista pode se manifestar em diferentes áreas da vida, desde relacionamentos pessoais até ambientes de trabalho, onde buscam constantemente o destaque e podem ser vistos como manipuladores ou aproveitadores, utilizando outros como meio para alcançar seus objetivos pessoais.
Apesar de exibirem uma confiança aparente e uma imagem de grandeza, por trás dessa fachada, muitas vezes, há uma fragilidade emocional. A necessidade implacável de validação e a busca por constante admiração podem ser uma tentativa de compensar inseguranças profundas.
Veja os principais sinais que uma pessoa é narcisista:
10 sinais que uma pessoa é narcisista
Foco excessivo em si mesmo
Uma pessoa narcisista tende a falar principalmente sobre si mesma, suas conquistas e suas habilidades, sem demonstrar muito interesse pelos outros.
Necessidade constante de atenção
Busca incessante por validação e elogios, muitas vezes desconsiderando as necessidades alheias.
Falta de empatia
Dificuldade em compreender ou se importar com os sentimentos e experiências dos outros, priorizando apenas os próprios interesses.
Exploração dos outros
Utilização das pessoas para alcançar objetivos pessoais, sem considerar as consequências ou impactos nas vidas dos demais.
Senso exagerado de superioridade
Exibição de um sentimento de grandeza, acreditando-se superior aos outros e esperando tratamento especial.
Comportamento manipulador
Manipulação emocional para conseguir o que deseja, usando estratégias como culpa, chantagem emocional ou jogos psicológicos.
Dificuldade em aceitar críticas
Reação negativa ou defensiva frente a críticas ou feedbacks, mesmo que construtivos.
Busca por situações de poder e controle
Desejo de controlar pessoas e situações ao redor para satisfazer seus próprios interesses.
Exibição de comportamento arrogante
Atitude arrogante, de superioridade e menosprezo em relação aos outros.
Relacionamentos superficiais
Dificuldade em manter relacionamentos profundos e significativos, já que tendem a valorizar apenas aqueles que os exaltam.
NARCISISMO É UM TRANSTORNO?
Sim, o narcisismo pode ser considerado um transtorno mental, especificamente conhecido como Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), utilizado por profissionais de saúde mental para diagnosticar condições psicológicas.
No entanto, muitas pessoas podem apresentar traços narcisistas sem sofrer do transtorno.
O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia. O diagnóstico é por critérios clínicos e com acompanhamento profissional.
Como dito antes, embora muitas pessoas possam ter traços narcisistas em algum grau, é apenas quando esses traços causam sofrimento significativo ou impactam negativamente a vida diária que pode ser considerado um transtorno. Contudo, apenas um profissional de saúde mental qualificado pode dar o diagnóstico.
Com informações do site Manual MSD.
Veja também: MELHOR CHÁ para ANSIEDADE e NERVOSISMO