Narcolepsia: Saiba o que é e os sintomas
Saiba os principais sintomas e como tratar a doença

A narcolepsia é um distúrbio do sono que causa sonolência excessiva durante o dia ou episódios recorrentes incontroláveis de sono - geralmente súbitos e acompanhados de fraqueza muscular - em momentos que devemos ficar acordado.
A narcolepsia ocorre em cerca de 1 a cada 2000 pessoas nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. É igualmente comum entre homens e mulheres.
As pessoas que são diagnosticadas com essa condição dormem muito durante o dia, por esse motivo a doença pode ser incapacitante e aumentar o risco de acidentes - de trânsito, por exemplo. Esse é um distúrbio que pode persistir por toda a vida.
O QUE CAUSA A NARCOLEPSIA?
A causa da narcolepsia é desconhecida. Alguns pesquisadores descobriram que algumas pessoas apresentam um grupo semelhante de genes, mas a causa não é considerada genética.
Fatores ambientais possivelmente podem desencadear o distúrbio. Algumas pesquisas sugerem que a narcolepsia pode ser causada por numa reação autoimune que destrói as células nervosas em uma determinada área do cérebro.
SINTOMAS DA NARCOLEPSIA
Os sintomas da narcolepsia, na maioria dos casos, costumam a se manifestar na adolescência ou no começo da vida a adulta, persistindo durante toda vida.
Principais sintomas
- Grave sonolência excessiva durante o dia;
- Cataplexia (episódios súbitos e temporários de fraqueza muscular);
- Alucinações ao adormecer;
- Paralisia do sono;
- Perturbações do sono noturno (como acordar frequentemente e ter sonhos vívidos e assustadores).
Apenas 10% das pessoas que sofrem de narcolepsia manifestam todos os sintomas, a maioria apresenta apenas alguns. Contudo, todos diagnosticados com a condição possuem sono excessivo durante o dia.
Complicações
As pessoas com narcolepsia têm dificuldades de realizar atividades e de se concentrar. Essas pessoas são mais propensas a ferir-se, adormecem na condução, por exemplo.
A narcolepsia pode causar estresse, perda de produtividade, motivação e concentração, as pessoas podem ficar mais isoladas, deprimidas, podendo, até mesmo, afetar os relacionamentos pessoais.
TRATAMENTO PARA NARCOLEPSIA
Não existem cura para a narcolepsia. No entanto, para algumas pessoas, o tratamento pode ajudar a garantir qualidade de vida.
Aqueles que sofrem de narcolepsia, devem tentar dormir o suficiente durante a noite e tirar breve cochilos - 30 minutos - durante o período da tarde. Se os sintomas forem leves, essas medidas podem ser suficientes.
As pessoas com narcolepsia devem evitar qualquer coisa que possa causar a cataplexia, como riso, raiva e medo intenso.
Em alguns casos são usados medicamentos que ajudam a pessoa a ficar acordada. Contudo, esses medicamentos devem ser prescritos por um médico - que deve acompanhar o paciente durante o tratamento medicamentoso.
Fonte: Manual MSD
VEJA TAMBÉM: ACORDAR ÀS 3H DA MANHÃ SIGNIFICADO: INSÔNIA OU SOBRENATURAL?
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”