O que é ESCOLIOSE e como tratar?
Os cuidados começam na infância e garantem uma coluna saudável se o diagnóstico e o tratamento precoce forem realizados
A escoliose é uma condição que se caracteriza pela curvatura anormal da coluna vertebral, levando a um desvio lateral do tronco. A escoliose pode ser visível quando olha-se a pessoa de costas.
Segundo o Dr. Maurício Martelletto, cirurgião e ortopedista da clínica Pró-Movimento, a principal característica da escoliose é a presença de uma curvatura rotacional mais evidente do plano lateral na posição das costas do examinado.
No final da infância e no início da adolescência ela é de rápida evolução e agravamento e pode rapidamente evoluir com alterações cosméticas rígidas e evidentes.
CAUSAS DA ESCOLIOSE
A escoliose pode ter um componente genético e hereditário que pode se manifestar em qualquer fase da vida, sendo mais comum durante o surto de crescimento, que ocorre na adolescência.
As causas da escoliose podem incluir:
- Fatores genéticos;
- Distúrbios neuromusculares;
- Má formação das cartilagens de crescimento das vértebras;
- Traumas;
- Tumores;
- E até alterações subnotificadas.
Contudo, pesquisas apontam que a maior parte dos casos não possuem uma causa conhecida.
SINTOMAS DA ESCOLIOSE
De acordo com o especialista, Dr. Martelletto, a doença acomete 4 em cada 100 adolescentes, além da curvatura lateral da coluna, pode causar outros sinais, como ombros e quadris assimétricos, pernas de tamanho diferente, cintura e caixa torácica desviada.
Sintomas da escoliose
Na maior parte dos casos, a escoliose não causa sintomas dolorosos. Os portadores da escoliose podem ter:
- Dores nas costas;
- Estiramento muscular;
- Inflamação das vértebras, tendões ou nervos.
Por isso, uma avaliação precoce, o diagnóstico da condição e o início do tratamento são essenciais para evitar complicações e procedimentos médicos na coluna.
DICAS PARA CUIDAR DA COLUNA VERTEBRAL
O ortopedista, Dr. Maurício Martelletto dá dicas para cuidar da coluna. Confira.
Mantenha o peso adequado: Evite a obesidade, pois o excesso de peso pode afetar a posição de equilíbrio do corpo e desgastar as articulações da coluna;
Pratique exercícios: Mantenha uma rotina regular de exercícios para fortalecer a musculatura das costas, quadris e abdômen, proporcionando suporte à coluna.
Alimentação saudável: Tenha uma dieta rica em cálcio, essencial para a saúde dos ossos.
Cuidado ao transportar peso: Ao levantar objetos pesados, mantenha-os próximo ao corpo para reduzir a pressão sob a coluna.
Evite a automedicação: Não tome medicamentos por conta própria para aliviar as dores nas costas; consulte um profissional da saúde.
Escolha calçados adequados: Evite saltos excessivamente altos, pois eles podem afetar o equilíbrio do corpo e a posição da coluna.
Fonte: Dr Maurício Martelletto – Ortopedia e Traumatologia CRM:72348/SP SBC:7166Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
VEJA TAMBÉM: COMO IDENTIFICAR A ESCOLIOSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES?
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”