Doenças/Tratamentos

Menstruação não desceu, o que pode ser? Ginecologista explica

Ausência de menstruação, saiba quando é a hora de procurar ajuda médica

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Tinôco

Publicado em 18/12/2023 às 15:28
Notícia
X

O ciclo menstrual pode variar entre 25 e 35 dias e não há problema que ele atrase ou adiante um pouco. Contudo, se a menstruação atrasar por  mais de 40 dias não é comum e você deve buscar orientação médica. 

De acordo com a médica ginecologista e obstetra, Dra. Mariana Grecco, explica que a primeira causa de atraso menstrual que deve ser excluída é a gravidez. ''Se não for isso é necessário fazer uma investigação para observar se há alguma razão hormonal envolvida ou na tireoide, por exemplo''. 

Uma pesquisa da Famivita, com mais de mil mulheres, revelou que 36% das participantes afirmaram que tomariam algum remédio para favorecer o seu ciclo - principalmente as mulheres que têm dificuldade para menstruar. 

Na pesquisa, 25% das entrevistadas relataram que já fizeram uso de alguma medicação para regular a menstruação. 

COMO SOLUCIONAR O PROBLEMA?

Uma vez que se descarta a possibilidade da gravidez, existem diversas alternativas que podem ser adotadas para regular o ciclo menstrual. 

"Uma delas é elevar propositalmente os níveis de progesterona no organismo, através de medicação. Isso pode ser feito tanto por via oral, como pelo chamado 'óvulo vaginal', uma preparação sólida, similar ao supositório, que é composta por medicamentos e administrada via vaginal, como o próprio nome diz", afirmou a Dra. Mariana. 

Dependendo do caso, uma das soluções para esse problema podem ser naturais. "Se a menstruação estiver atrasada há não mais que sete dias, os produtos naturais podem ajudar'', disse a especialista.

O inhame, por exemplo, tem propriedades fito-hormonais, agindo semelhante ao estrogênio. Por isso, se o problema de não menstruar for hormonal, ele pode ser útil. A canela também, porque favorece a contração uterina e facilita a descamação do endométrio", enfatizou a Dra. Mariana.

 

Fonte: Dra. Mariana Grecco - ginecologista e obstetra especialista em Reprodução Humana da Famivita.

 

VEJA TAMBÉM: SAIBA SE O ANTICONCEPCIONAL É PERIGOSO PARA A SAÚDE DA MULHER 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor