COLESTEROL ALTO: 5 alimentos que ajudam a reduzir o colesterol
Confira alimentos que ajudam a baixar o colesterol ruim
Manter o colesterol sob controle é fundamental para prevenir AVC e infarto. A nutricionista Regina Helena Marques Pereira, da Sociedade de Cardiologia de São Paulo, destaca a importância da alimentação saudável, que influencia diretamente as lipoproteínas LDL e HDL. A entrevista foi concedida para o site socesp.
LDL E HDL
A LDL é conhecida como "colesterol ruim" por estar ligada ao risco de doença coronariana. A especialista recomenda que a taxa sanguínea ideal seja inferior a 130 mg/dl.
Por outro lado, a HDL, ou "colesterol bom", desempenha um papel importante ao remover o excesso de colesterol das artérias, proveniente da LDL. Manter a taxa de HDL acima de 40 mg/dl é recomendado.
Além disso, as VLDL, relacionadas principalmente ao transporte de triglicerídeos, também apresentam riscos para o coração.
ALIMENTOS QUE AJUDAM A REDUZIR O COLESTEROL
De acordo com a Dra. Regina, adotar uma alimentação saudável e praticar atividades físicas são ações cruciais para diminuir o risco de doenças cardiovasculares relacionadas ao colesterol.
A nutricionista destaca que 30% do colesterol no organismo humano provêm dos alimentos.
1-Abacate: Rico em gorduras monoinsaturadas, substituir fontes de gorduras saturadas por abacate pode reduzir o colesterol total e LDL, conforme estudo da American Heart Association.
2- Aveia: Reconhecida pelo betaglucano e fibras solúveis, atua no intestino diminuindo a absorção de gorduras. O farelo de aveia é ainda mais eficaz devido ao seu maior teor de fibras.
3- Azeite de Oliva Extra Virgem: Base da dieta do Mediterrâneo, é rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes. Substituir gorduras saturadas por azeite ajuda a melhorar a relação entre colesterol bom e ruim.
4- Cereais integrais: Com fibras e vitaminas, reduzem o risco de aterosclerose ao diminuir a absorção de gorduras durante a digestão. Além disso, promovem saciedade, reduzindo o consumo alimentar.
5- Frutas vermelhas: Rica em polifenóis, sua ação antioxidante reduz as alterações decorrentes da oxidação das LDL, tornando-as menos aterogênicas.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”