Farinha de maracujá benefícios: saiba para que serve e como fazer
Conheça a farinha de maracujá e como pode usá-la para melhorar a sua saúde

A farinha de maracujá é feita a partir da casca da fruta, sendo uma fonte rica em nutrientes e uma aliada para quem busca emagrecer. Repleta de fibras e nutrientes como vitamina B3, ferro, fósforo e cálcio, essa farinha oferece diversos benefícios com o consumo de apenas duas colheres.
Conheça os benefícios dessa farinha e como pode aproveitá-la em sua dieta.
Benefícios da Farinha de Maracujá
1. Fonte de fibras
A casca do maracujá contém uma alta concentração de fibras - cerca de 10 vezes mais que ao suco da polpa -, sendo importante para o bom funcionamento do intestino e o controle do colesterol.
2. Saciedade
A presença da pectina, uma fibra especial, forma um gel que retarda a absorção de nutrientes, prolonga a sensação de estar satisfeito. Assim, as fibras promovem uma sensação duradoura de saciedade, contribuindo para o processo de emagrecimento.
3. Diabetes
Ainda, a pectina ajuda a retardar a absorção da glicose, resultando em uma liberação gradual da mesma no sangue. Isso ajuda no controle dos picos glicêmicos e da produção de insulina, sendo benéfico para evitar ganho de peso e contribuir para a prevenção do diabetes.
O consumo regular da farinha de casca de maracujá mostrou em estudos que pode levar a melhorias significativas nos níveis de açúcar no sangue, além da perda de peso, em participantes ao longo de 70 dias.
4. Colesterol
O teor de fibra presente na farinha pode reduzir a absorção de gordura no nível intestinal, auxiliando no controle dos níveis de colesterol "ruim" (LDL), colesterol total e triglicerídeos no sangue. Promovendo a prevenção do desenvolvimento de problemas de saúde como aterosclerose, infarto e derrame.
5. Digestão
A farinha de maracujá auxilia na passagem do bolo alimentar, melhorando o trânsito intestinal. Ainda, a presença da vitamina B3 reforça a proteção das paredes do estômago, contribuindo para um processo digestivo mais eficiente.
Como fazer e consumir a Farinha de Maracujá
Para preparar a farinha de maracujá, retire a polpa de quatro maracujás e, em seguida, corte as cascas da fruta, incluindo a parte branca e a pele, em tiras finas. Disponha as cascas fatiadas em uma assadeira e coloque para assar a 200 ºC até que estejam completamente secas e crocantes.
Depois, leve as cascas assadas para serem trituradas até obter uma textura de farinha. Armazene a farinha em um recipiente limpo, seco e bem vedado. A validade varia de até 10 dias na geladeira ou 5 dias à temperatura ambiente.
Veja sugestões de consumo:
- A farinha de maracujá deve ser consumida aproximadamente 30 minutos antes das refeições para promover o efeito de saciedade;
- Dissolva a farinha em sucos, alimentos ou misture em iogurtes.
A inclusão regular da farinha de maracujá na dieta pode oferecer benefícios duradouros para a saúde e o bem-estar.
Fonte: Vitat
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”