saúde e bem-estar

REMÉDIOS PARA DORMIR QUE NÃO PRECISAM DE RECEITA: veja 5 opções naturais

Conseguir ter uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e o bem-estar

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 11/12/2023 às 22:50
Notícia
X

Conseguir ter uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e o bem-estar.

Entretanto, o estresse, a ansiedade e outros problemas podem dificultar esse descanso.

O uso excessivo de medicamentos para dormir pode trazer efeitos colaterais, mas a natureza oferece alternativas seguras e eficazes para melhorar a qualidade do sono.

Confira abaixo opções de remédios naturais para dormir.

5 remédios naturais para dormir

Valeriana (Valeriana officinalis)

Conhecida por suas propriedades sedativas, a valeriana é uma erva antiga utilizada para induzir o sono e melhorar sua qualidade.

Estudos mostram sua eficácia comparável a certos medicamentos para insônia, mas sem efeitos colaterais significativos. Pode ser consumida como chá ou em cápsulas.

Camomila (Matricaria chamomilla)

A camomila é conhecida por suas propriedades relaxantes e é amplamente utilizada em chás para acalmar corpo e mente antes de dormir.

Seus compostos ativos, como a apigenina, ajudam a induzir o sono e aliviar a ansiedade, além de auxiliar em problemas gastrointestinais que podem prejudicar o sono.

Passiflora (Passiflora incarnata)

A flor-da-paixão, conhecida como passiflora, tem sido usada por séculos como remédio natural para insônia e ansiedade.

Com compostos sedativos e ansiolíticos, ela acalma o sistema nervoso e induz o sono sem causar sonolência diurna.

L-triptofano

Um aminoácido encontrado em certos alimentos, como peru e nozes, o L-triptofano é um precursor da serotonina, neurotransmissor que regula humor e sono.

A suplementação desse aminoácido está associada a melhorias na qualidade do sono, mas é essencial consultar um profissional de saúde antes do uso.

Melatonina

Hormônio produzido naturalmente pelo corpo em resposta à escuridão, a melatonina regula os ciclos de sono e vigília.

Suplementos desse hormônio podem ser eficazes, especialmente para distúrbios do sono como jet lag, mas devem ser utilizados sob orientação médica para não afetar o ciclo natural de sono.

Fonte: NSC Total

Conseguir uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e o bem-estar. Entretanto, o estresse, a ansiedade e outros problemas podem dificultar esse descanso. O uso excessivo de medicamentos para dormir pode trazer efeitos colaterais, mas a natureza oferece alternativas seguras e eficazes para melhorar a qualidade do sono.

Aqui estão cinco remédios naturais reconhecidos pela medicina alternativa por promoverem um sono reparador:

Valeriana (Valeriana officinalis)

Conhecida por suas propriedades sedativas, a valeriana é uma erva antiga utilizada para induzir o sono e melhorar sua qualidade. Estudos mostram sua eficácia comparável a certos medicamentos para insônia, mas sem efeitos colaterais significativos. Pode ser consumida como chá ou em cápsulas.

Camomila (Matricaria chamomilla)

A camomila é conhecida por suas propriedades relaxantes e é amplamente utilizada em chás para acalmar corpo e mente antes de dormir. Seus compostos ativos, como a apigenina, ajudam a induzir o sono e aliviar a ansiedade, além de auxiliar em problemas gastrointestinais que podem prejudicar o sono.

Passiflora (Passiflora incarnata)

A flor-da-paixão, conhecida como passiflora, tem sido usada por séculos como remédio natural para insônia e ansiedade. Com compostos sedativos e ansiolíticos, ela acalma o sistema nervoso e induz o sono sem causar sonolência diurna.

L-triptofano

Um aminoácido encontrado em certos alimentos, como peru e nozes, o L-triptofano é um precursor da serotonina, neurotransmissor que regula humor e sono. A suplementação desse aminoácido está associada a melhorias na qualidade do sono, mas é essencial consultar um profissional de saúde antes do uso.

Melatonina

Hormônio produzido naturalmente pelo corpo em resposta à escuridão, a melatonina regula os ciclos de sono e vigília. Suplementos desse hormônio podem ser eficazes, especialmente para distúrbios do sono como jet lag, mas devem ser utilizados sob orientação médica para não afetar o ciclo natural de sono.

Tags

Autor