SAÚDE

Pés inchados no calor: veja como cuidar das pernas e pés no calor

Os membros inferiores também demandam atenção durante temporadas de calor

Imagem do autor
Cadastrado por

Lawanne Arruda

Publicado em 09/12/2023 às 11:34 | Atualizado em 09/12/2023 às 12:10
X

Apesar das temporadas quentes serem indicadoras de curtição, para muitas pessoas é sinônimo de dor. Isso porque o verão é uma das épocas mais favoráveis ao surgimento de problemas vasculares e dores nos membros inferiores.

A sensação de peso e cansaço é um dos principais efeitos do aumento de temperatura, pois exige do corpo o equilíbrio térmico e resistência aos fatores externos. Esse mecanismo de sobrevivência, que se reflete na excreção do suor, provoca maior retenção de água no corpo, ou seja, aumentando também nossa massa corporal, sobrecarregando as pernas e os pés.

Ainda, devido ao calor, ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão sanguínea, que, por sua vez, tende a concentrar sangue na região inferior. Veja o que disse o cirurgião vascular Almar Bastos para o "Viva Bem" (UOL):

"A retenção de líquidos é uma resposta natural e fisiológica do nosso corpo para manter a temperatura. A vasodilatação é provocada pelo excesso de calor. Esse líquido retido extravasa para fora dos vasos e, pela ação da gravidade, desce e se acumula, causando o edema nos membros inferiores."

A vasodilatação e a pressão sobre os membros provocam dor e sensação de peso, até mesmo formação de edemas, como inchaço nas pernas e nos pés. Contudo, esses sintomas tendem a reduzir durante a noite, quando o corpo está mais frio e a circulação sanguínea mais equilibrada ao deitar, evidenciando a importância do descanso noturno para o alívio do corpo neste período de calor.

CUIDADOS COM PERNAS E PÉS NO CALOR

Confira dicas de como se cuidar para aliviar dores e inchaços nos membros inferires:

  • Ter cuidados com a hidratação, mantendo o corpo suprido de água para não sentir necessidade de reter;

  • Dar preferências a roupas com tecidos leves e cores claras.

  • Manter uma rotina saudável com a prática regular de exercícios físicos e alimentação leve e nutritiva;

  • Reduzir a ingestão de sal e gordura;

  • Usar meias elásticas de compressão (deve ser feito com recomendação médica);

  • Lembre-se de, sempre que puder, manter os pés elevados e fazer movimentos circulares para ajudar na circulação venosa, caso passe muito tempo sentado ou em pé;

  • Priorize seu descanso noturno para alívio da mente e do corpo.

Em caso de persistência de dores e outros sintomas, procure orientação médica.

Fonte: Viva Bem (UOL)

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor