É possível ganhar massa muscular com o Pilates? Entenda!
Vamos desvendar a relação entre pilates e o ganho de massa muscular
Em meio às diversas perspectivas sobre os benefícios do pilates, a questão permanece: será que a técnica de pilates promove, de fato, o fortalecimento e o ganho de massa muscular?
Descubra as respostas e desvende os verdadeiros impactos do pilates, mergulhando nos argumentos e orientações de especialistas para compreender seu real efeito na musculatura.
Entenda os efeitos do pilates na massa muscular
De acordo com Luiz Guilherme Coppolecchio, coordenador geral do setor de Fisioterapia da Rede Hospital Casa, em entrevista ao Sport Life, essa prática envolve exercícios que combinam aumento de tônus muscular com alongamentos, resultando em uma musculatura mais robusta.
Porém, determinar uma carga de treinamento específica para o fortalecimento muscular é desafiador, já que varia de pessoa para pessoa e requer análises individualizadas de necessidades morfológicas e biomecânicas.
Coppolecchio, em entrevista ao Sport Life, destaca que o pilates pode proporcionar ganhos imediatos de força muscular, especialmente para sedentários ou indivíduos com restrições de mobilidade.
No entanto, ressalta que esses ganhos são gradualmente acentuados com o tempo.
Quando questionado sobre a prática do pilates por pessoas com hérnia de disco, ele enfatiza que não há contraindicações, pois a técnica pode contribuir para o tratamento e prevenção de problemas na coluna, oferecendo alívio dos sintomas por meio do aumento da mobilidade e flexibilidade.
Além disso, ele sugere outras atividades, como musculação, natação, exercícios funcionais e CrossFit, todas capazes de fortalecer os músculos, cada uma com suas particularidades.
Enquanto a musculação oferece ganhos imediatos de força, o pilates prioriza a consciência corporal e respiratória, além da flexibilidade.
Coppolecchio esclarece que o pilates não pode ser simplesmente substituído pela musculação, já que cada um se baseia em fundamentos distintos.
Enquanto o pilates tem um enfoque terapêutico, a musculação se destaca por resultados estéticos mais imediatos, mas sem abordar os mesmos aspectos filosóficos.
Embora não haja dados precisos sobre a quantidade de praticantes de pilates no Brasil, a busca por essa prática no Google em 2021 totalizou 288.000.000 de buscas, indicando um interesse significativo.
Fonte: Terra