Qual o tratamento para olho de peixe? Dermatologista explica
Saiba os sintomas, causas e tratamentos para olho de peixe
O olho de peixe, como é popularmente conhecido, na verdade são verrugas plantares. Assim como as verrugas podem aparecer em outras partes do corpo, elas podem aparecer na planta dos pés.
Contudo, nessa região do corpo, elas possuem uma aparência diferente do que costumamos a conhecer. Nessa matéria, iremos explorar as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento para olho de peixe. Confira.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
As verrugas são uma virose da pele causada pelo vírus HPV - que também causa verruga em outras partes do corpo. Os fatores emocionais não tendem a influenciar nesses casos.
SINTOMAS
Os principais sintomas do olho de peixe são:
- Dor ao andar ou ficar em pé - como se estivesse pisando em uma pequena pedra
- Ressecamento da planta do pé
- Ponto esbranquiçado no pé - semelhante a um calo
Uma orientação importante, segundo o dermatologista Luis Lessa, é não tentar manipular as lesões - tentando cortá-la ou lixá-la.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito pelo dermatologista com a ajuda da dermatoscopia, exame que realizado na consulta com um aparelho especial chamado dermatoscópio, na maioria das vezes não é preciso biópsia.
Realizar esse exame sem orientação médica, pode favorecer à disseminação da doença.
TRATAMENTO
O tratamento é feito pelo dermatologista e pelo paciente (em casa). O principal objetivo do tratamento, é destruir a lesão - já que não é possível combater o vírus diretamente.
Para isso, utiliza-se ácidos, nitrogênio líquido (para congelar as lesões), bisturi elétrico e pequenos procedimentos cirúrgico.
Em casa, o paciente deve aplicar os ácidos para continuar a destruição das lesões. Em alguns casos, são utilizados medicamentos para aumentar a imunidade - para auxiliar a destruir a lesão.
Atenção: Todos os medicamentos devem ser prescritos por um médico
A VACINA CONTRA O HPV PODE AJUDAR?
De acordo com o Dr Luis Lessa, ''Existem dezenas de tipos de HPV, a vacina quadrivalente que temos disponível treina o nosso sistema imune contra os tipos de HPV que causam as verrugas nas áreas genitais e o câncer do colo de útero, ainda não temos estudos suficientes para saber se essas vacinas também ajudam de alguma forma no tratamento do olho de peixe. ''
Fonte: Luis Lessa - Médico - Dermatologista - CRM: 24106