CONCURSO IPEA 2024: veja SALÁRIO, VAGAS, CARGOS e COMO SE INSCREVER HOJE (05/12)
Saiba mais sobre o certame

As inscrições para o concurso público do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que está vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, terão início nesta terça-feira (5) e se estenderão até o dia 10 de janeiro.
Nesta matéria, confira informações importantes sobre o certame.
SALÁRIO
O processo selecionará 80 novos servidores federais que terão remuneração inicial de R$ 20.924,80.
EDITAL DO CONCURSO IPEA
Divulgado nesta segunda (4), o edital mostra aumento do percentual de vagas destinadas a pessoas com deficiência, que subiu de 5% para 10%. “Esta foi a demanda de um grupo de trabalho instituído dentro do Ipea que trabalha a diversidade, para que o Ipea e a pesquisa se façam mais diversos.”
O edital do concurso do Ipea, publicado na última quinta-feira (30), pode ser consultado no site do Diário Oficial da União.
VAGAS E CARGO
Os candidatos às 80 vagas do concurso do Ipea devem ter nível superior completo em qualquer área de formação, em instituição devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, independentemente da especialidade escolhida.
Ao todo, o cargo de técnico de planejamento e pesquisa está dividido em dez especialidades; sendo elas:
- políticas públicas e desenvolvimento
- políticas públicas e sociedade
- políticas públicas e avaliação
- políticas públicas e sustentabilidade
- desenvolvimento de sistemas
- infraestrutura de tecnologia da informação
- ciência de dados
- comunicação social e divulgação científica
- processo editorial e planejamento
- gestão e logística.
PROVA
Como forma de ampliar a participação no concurso, o Ipea aplicará a prova nas capitais das 27 unidades da federação, em um único dia, pois, na edição do concurso anterior, as provas foram aplicadas em cinco capitais, somente.
A banca responsável pela elaboração e aplicação das provas será a Fundação Cesgranrio.
De acordo com o edital do concurso, a seleção do Ipea terá as seguintes etapas: provas objetivas (múltipla escolha) de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos e prova discursiva, ambas aplicadas em 25 de fevereiro de 2024; além da avaliação de títulos.
A prova de conhecimentos gerais será a mesma para todas as especialidades, com questões sobre língua portuguesa, língua inglesa, realidade brasileira atual e Estado e políticas públicas.
Porém, as provas discursiva e de conhecimentos específicos cobrarão conteúdos direcionados a cada especialidade.
Com informações da Agência Brasil