5 chás expectorantes para sintomas de gripe, resfriado e alergia
Chás são remédios caseiros paliativos para alívios de sintomas
Alterações climáticas, poeira, alergias, vírus, inflamações de garganta. Estas são as principais e mais comuns causas para o surgimento da tosse e catarro.
Apesar da necessidade de tratamento adequado a partir de remédios indicados por um médico, há métodos caseiros que podem ajudar a aliviar sintomas naturalmente e auxiliar no tratamento: os chás. Estas bebidas são feitas a partir de infusões de ervas, cascas e mais, capazes de agir na promoção do bem-estar.
Confira a seguir os melhores chás expectorantes para fazer em casa e ajudar a soltar o catarro e aliviar a garganta.
5 CHÁS EXPECTORANTES PARA SINTOMAS DE GRIPES, RESFRIADOS E ALERGIAS; Confira receitas
Chá de eucalipto
O eucalipto contém propriedades expectorantes e broncodilatadoras, que auxiliam na eliminação do muco nos pulmões. Ainda, este chá também apresenta efeitos calmantes para a mucosa da garganta, atuando na redução da irritação e da tosse.
...
Para fazer o chá de eucalipto use uma colher de sopa de folhas de eucalipto picadas para 150 ml de água fervente. Deixe as folhas em infusão abafada na água fervida por até 10 minutos. Coe e beba.
Chá de alecrim
O alecrim contém propriedades anti-inflamatórias e neuroprotetoras, como o ácido rosmarínico, e ainda a cânfora, que age como expectorante.
...
O chá de alecrim deve ser feito em forma de infusão, utilizando uma colher de sopa de alecrim para 200 ml de água fervente. Faça uma infusão abafada por 10 minuto, coe e beba.
Chá de orégano
O orégano possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias capazes de combater vírus e bactérias que provocam infecções e inflamações. Além disso, o orégano possui o timol, uma substância que ajuda a prevenir o agravamento de uma infecção causado por acúmulo de muco.
...
Para fazer o chá de orégano basta realizar a infusão de 1 colher de sopa de orégano para 200 ml de água quente. Tampe o recipiente e deixe por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e beba.
Chá de capim-limão
O capim-limão contém substâncias calmantes, que agem no alívio de inflamações, e expectorantes, que ajudam a reduzir a tosse.
...
O chá deve ser preparado usando 4-6 folhas de capim-limão para 200 ml de água fervendo e, assim que levantar fervura, adicione 4 a 6 folhas de capim santo picadas. Espere 10 minutos com o recipiente fechado, depois coe e beba.
Chá de gengibre
O gengibre pode ajudar na redução da inflamação na garganta e alívio de tosse devido às suas propriedades anti-inflamatórias, como gingerol. Ainda, o chá de gengibre conta com efeito expectorantes, auxiliando na eliminação de muco.
...
Para preparar o chá de gengibre, utilize cerca de 5 centímetros de raiz de gengibre ralada e leve ao fogo para ferver em 1 xícara e meia de água. Deixe ferver por 5 minutos e retire do fogo. Feche e espere amornar para coar e beber.
Apesar de serem métodos naturais para tratamentos, o uso destes chás pode causar efeitos colaterais e não substitui tratamento médico adequado. Por isso, não são indicados para pessoas em condições atípicas de saúde sem a devida orientação profissional, especialmente para crianças, gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de medicamentos.
Fonte: Viva Bem UOL
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”