Leonardo Gomes: coragem em trabalhos que salvam vidas

Na série de entrevistas, que vai ao ar toda segunda-feira, a coluna traz personalidades de destaque para valorizar trajetórias inspiradoras

Publicado em 07/07/2025 às 0:00
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Por João Alberto

Leonardo Gomes é um médico formado pela Faculdade de Medicina da Bahia e que há muitos anos atua no nosso estado, com duas atividades que salvam vidas. Na sua clínica de urologia e no Samu do Recife, onde está desde 2007, e é o atual coordenador-geral. É o coordenador do Aeromédico da Força Nacional do SUS, já tendo atuado em vários problemas de enchentes no país, com grande especialização no atendimento médico feito por helicópteros.

Arquivo Pessoal
Leonardo atual como coordenador-geral do Samu do Recife desde 2007 - Arquivo Pessoal

Como se apaixonou pela aeromedicina?

Existe uma frase do roteirista Jonh H. Secodari no livro "I, Leonardo da Vinci" que diz que "Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com os olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar". Dito isto, este encantamento pela aviação e podendo aliar salvar vidas me fascinou desde 2007 até hoje.

Qual o episódio mais emocionante que vivenciou?

Eu digo que não há um especificamente que mais me emocionou na minha trajetória porém naquele colapso estrutural(Desabamento de Prédio) no Bairro do Janga em Paulista em Setembro de 2023, eu pude ficar com minha equipe por quase 12h ao lado do CBMPE na retirada da jovem Evelyn Tainá foi muito marcante pois a mesma havia perdido sua mãe, 02 irmãos e seu namorado. retirá-la com vida e saber que nossa atuação contribuiu para isso foi bem marcante.

Por que optou pela Medicina?

Desde pequeno tinha interesse em tratar de pessoas e sempre fui muito curioso como realizar procedimentos cirúrgicos avançados. O gosto pela medicina avançada e tecnológica sempre despertaram minhas habilidades.

E por que a urologia?

Urologia é uma especialidade que une o atendimento clínico e cirúrgico na mesma especialidade. Conseguimos atender crianças, homens e mulheres

Por que tem tanto câncer de próstata?

O câncer de próstata é o segundo câncer mais prevalente nos homens. Os hábitos de vida (sedentarismo, má alimentação e alta ingestão de comidas industrializadas)além da história familiar positiva contribuem sobremaneira para o desenvolvimento desta doença

Quais os sintomas do câncer de próstata?

O câncer de próstata na sua fase inicial é silencioso. A esmagadora maioria dos pacientes não apresentam sintomas. Quando os sintomas de sangue na urina, dor lombar, urgência miccional e outros aparecerem essa doença pode estar numa fase muito avançada

Urologista trata de mulheres?

Sim. Importante dizer que a Urologia cuida do Aparelho genital masculino (Sexual e reprodutor) e do aparelho urinário de ambos os gêneros (Rins, Bexiga e Ureteres)

Fale sobre impotência e incontinência urinária depois da cirurgia.

A cirurgia radical de cura do câncer de próstata (Prostatectomia radical) pode em alguns casos deixar os pacientes com algum grau de disfunção erétil(impotência sexual) ou perda urinária (incontinência urinária). Que ambos podem ser tratados ao longo do acompanhamento pós-operatório do paciente.

Trabalhar em helicóptero dá medo?

A resposta é não, porém somos exaustivamente treinados para executar essa atividade. Iniciamos em 2007 aqui em Pernambuco e sempre realizando atualizações e cursos para sempre mantermos um nível de excelência e segurança. Logicamente é uma atividade de risco e sempre tomamos todas as medidas de cuidado.

Em quantas enchentes graves já trabalhou?

Ao longo desses quase 21 anos de formado e atuando no Atendimento Pré-Hospitalar(APH), já foram 11 no total em quase todas as regiões do nosso país. Destaco a minha última participação no Rio Grande do Sul em 2024 pq foi o maior evento climático que o Brasil já enfrentou e eu pude coordenar o resgate aéreo das equipes da Força Nacional do SUS, com especialistas de 12 estados da Federação.

Quantas pessoas já salvou?

Caramba eu não conseguiria nunca estimar esse número pelo tempo que atuo e exerço a medicina mas me sinto muito orgulhoso por poder atuar direta ou indiretamente nas ações de saúde tanto na minha área (Urologia) quanto Samu no meu estado e no meu país.

Qual o maior perigo das enchentes?

As enchentes trazem grandes perigos para a população em zonas de risco e também para as equipes de resgate. Nós, os profissionais de saúde, somos preparados para sempre atuar em segurança e em apoio às equipes de Salvamento dos Bombeiros.

Ambulâncias do Samu são multadas por excesso de velocidade?

Todas as nossas viaturas são caracterizadas e em atuação não devem ser autuadas pelos órgãos de trânsito, porém isso não implica que nossos condutores não respeitem as regras de trânsito das ruas e estradas. Devemos sempre chegar o mais breve possível, mas sem expor nossas equipes ou os veículos/pedestres que estão ao longo do caminho.

Como ocorre a seleção e treinamento dos motoristas do Samu?

Nossos condutores precisam possuir habilitação do tipo D e os cursos MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) e CVE(Condução de Veículo de Emergência). Quando se apresentam no Samu recebem uma formação de Socorrista em APH(Atendimento Pré-Hospitalar).

Por que a vítima de acidente não deve ser mexida?

Na maioria dos casos o correto é não mexer na vítima até a nossa chegada para evitar aumento de lesões ou provocar mais dor nos pacientes. Importante dizer que se a pessoa estiver num local perigoso(Por exemplo num local que tenha intenso fluxo de veículos), nós recomendamos a remoção em bloco sem manipular demais as vítimas para um local mais seguro.

Arquivo Pessoal
Ele já atuou como coordenador do Aeromédico da Força Nacional do SUS, já tendo participado na contenção de vários problemas de enchentes no Brasil - Arquivo Pessoal

Quais os principais episódios que o Samu atua?

É um serviço de atendimento móvel de urgência que presta socorro pré-hospitalar à população em situações de risco de vida ou emergência, como acidentes, crises de saúde e outros casos que necessitem de atendimento rápido

Porque tantos acidentes com motos?

As motos passaram a ser o principal meio de locomoção da população atualmente. Muitos condutores de motocicleta adotam um comportamento inadequado desrespeitando as regras do trânsito, abusam da velocidade, sobem em calçadas e mais recentemente o fenômeno dos transportes por aplicativo em motos em que os caronas/passageiros muitas vezes estão desatentos ou não possuem prática em utilizar este veículo. Tudo isso tem elevado os sinistros de trânsito e sobrecarregado os serviçoes de saúde inclusive o Samu 192.

Como enfrentar o trânsito para chegar?

Nossos profissionais são muito experientes e treinados para esse tipo de situação, sabem lidar com o desafio, que todo grande centro urbano possui e sempre conseguem chegar com a melhor brevidade possível para cada chamado de socorro.

Quantos profissionais estão numa ambulância do Samu?

Unidades de Suporte Avançado: 01 Condutor Socorrista, 01 Tec. Enfermagem, 01 Enfermeiro e 01 Médico.

Unidades de Suporte Básico:01 Condutor Socorrista, 01 Tec. Enfermagem.

Motolâncias :01 Tec. Enfermagem/moto.

Resgate Aeromédico(UTI Aérea): 01 Médico, 01 Enfermeiro, 02 Pilotos e 01 Operador Aerotático da Polícia Rodoviária Federal.

Quantos postos e quantas ambulâncias e motos o Samu do Recife tem?

O SAMU do Recife possui 13 Bases descentralizadas na capital, 26 ambulâncias (04 do Tipo UTI Móvel e 22 do Tipo Suporte Básico), 10 Motolâncias (Motos), 03 Veículos de Intervenção Rápida(VIR) e 01 Helicóptero da Polícia Rodoviária Federal-PRF (UTI Aérea)

As UTIs moto são importantes?

Nossas motos são uma importante ferramenta para a chegada mais precoce nas ocorrências dos grandes centros urbanos, elas conseguem transitar nas cidades com mais facilidade, precisão e rapidez pq quem precisa de socorro não pode esperar

Qual a especialidade que um médico do Samu deve ter?

Nossos médicos são clínicos e cirurgiões gerais porém 100% da nossa equipe é treinada pelo nosso Núcleo de Educação Permanente (NEP) nas mais diversas situações de emergências. Isso faz com que esses colegas sejam preparados para qualquer atendimento no ambiente fora das unidades de saúde tradicionais.

RAIO X

  • Time: Bahia
  • Livro: “A arte da Guerra”, de Sun Tzu
  • Filme: A trilogia Batman do Diretor Christopher Nolan
  • Comida: Moqueca de Camarão.
  • Restaurante: Eki
  • Cantor: João Gomes
  • Hobby: Andar de bicicleta com minha família
  • Lugar bonito: Civita di Bagnoregio, na Itália

Tags

Autor