Doces, moda e propósito de Lana Bandeira

Nesta série de entrevistas, a coluna João Alberto busca valorizar e conhecer trajetórias de muito talento no nosso estado

Publicado em 07/04/2025 às 5:00
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Lana Bandeira é uma referência na confeitaria e chocolateria, tanto em Pernambuco quanto em todo o Brasil. Empresária nata, iniciou sua trajetória no mundo da moda com a fundação da loja Josefinna, mas foi de forma inesperada que se encantou pelo universo dos doces. Seu olhar atento aos clientes e às tendências fez com que ela rapidamente percebesse que esse novo caminho também faria parte de seu futuro.

Foi em 2005, ao criar um bombom de nozes para ser servido na loja, que Lana conquistou os paladares de seus amigos e decidiu transformar o hobby em profissão. Desde então, dedicou-se a cursos e pesquisas, desenvolvendo uma linha de produtos com muita personalidade e influências de chefs renomados, como Jean-Michel Perruchon, da École Gastronomique Belluet Conseil em Paris, e Stéphane Leroux, da Belcolade na Bélgica, profissionais mundialmente reconhecidos com os quais teve o privilégio de estudar.

Ao explorar e experimentar sabores e formas, utilizando apenas a melhor matéria-prima do mercado, Lana conseguiu conquistar uma reputação admirável, atendendo a clientes em todo o Brasil. Sua dedicação à arte da confeitaria e chocolateria se reflete em cada doce e chocolate que cria, consolidando-a como uma profissional de destaque no cenário nacional.

Em entrevista à nossa coluna, a empresária compartilhou detalhes de sua trajetória, desde os primeiros passos como empresária da moda até sua bem-sucedida carreira no mundo da confeitaria.

gabriel ramos
Lana Bandeira, na inauguração da sua coleção de Páscoa 2025 - gabriel ramos

Lana, como começou sua carreira no empreendedorismo?

Comecei no ramo da moda, com a loja de sapatos Josefinna, onde comecei a servir o bombom de nozes para os nossos clientes. E houve uma procura de quem frequentava a loja, logo depois resolvi pesquisar e entrar no ramo dos doces.

Há quantos anos existe a marca Lana Bandeira, de doces, que conhecemos?

20 anos.

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Na loja Josefinna, ela une suas duas paixões: os doces e a moda - gabriel ramos

Em que momento você decidiu empreender no seu próprio negócio? O que veio primeiro, a marca de doces ou a Josefinna?

Primeiro foi a Josefinna com sapatos e acessórios. Que já tem 25 anos, desde de 1999 e depois os doces.

Hoje em dia, quais são suas prioridades? Emocionalmente, fisicamente e profissionalmente falando.

Todos os dias trabalho com muito amor. Buscando sempre o melhor para meus clientes e com muita honestidade. Respeitando cada momento, me dedicando sempre ao meu trabalho e família, separando cada momento. Priorizo um tempo para cuidar do corpo, sempre treinando e mantendo uma disciplina diária. No lado profissional, sempre atenta às novidades, reciclando e buscando mais cursos para sempre está atualizada.

O seu instagram profissional acumula quase 200 mil seguidores, como é para você ser reconhecida a nível nacional pelo seu trabalho nos doces?

Foi uma longa caminhada, sempre busquei entregar o melhor. Em resposta a essa dedicação e trabalho de muito amor, vieram clientes famosos como: Whindersson Nunes, Helena Lunardelli, Marcela Tranchesi , Thássia Naves e famosos jogadores de futebol.

Você lança coleções exclusivas de Páscoa todos os anos?

A cada Páscoa desenvolvemos uma coleção exclusiva. Com muitas opções de presentes e sabores novos de ovos.

E no ramo da moda, como se inspirar na hora de realizar curadoria de peças?

Sempre respeitamos o estilo das nossas clientes, tentando atender a todas. E fazendo uma pesquisa prévia das tendências de moda. Para trazer o melhor das coleções de cada marca para nossa cidade.

A Josefinna é, além de referência na moda, um conglomerado de marcas de sucesso. Qual sua relação com os parceiros?

Nossa relação é de muita parceria, amizade e troca. Temos fornecedores desde o início da loja, há 25 anos, como a Luiza Barcelos.

De onde vem a criatividade para a criação de tantas peças (opções de ovos e itens presenteáveis)?

Primeiramente, amo embalagens, começamos a desenvolver uma coleção de Páscoa com 8 meses de antecedência. E depois vamos para a parte dos ovos, as tendências de mercado internacional e preservando os nossos campeões de venda do nosso cardápio.

Em qual tipo de evento você tem mais afinidade de assinar a mesa de doces (aniversários, casamentos, festas corporativas)?

As festas de aniversário e casamento sempre são únicas, onde tem a participação da noiva ou aniversariante diretamente. Todos tem um sonho e desejo para aquele dia tão especial.
Tentamos atender os seus desejos, tornando sua festa única.

Teve algum evento que te marcou?

No início da minha carreira na área de doces fizemos um casamento muito especial e esperado em Recife, onde fomos responsáveis por toda a leitura da mesa e embalagens. Na época não existia assessorias nem design gráfico, então desenvolvemos tudo. Esse casamento foi um divisor de águas no sentido de festa de casamento em nossa cidade. Trouxe papéis especiais da França, chocolates da Bélgica para dar um toque especial na mesa. Tudo muito exclusivo e sofisticado principalmente para aquela época.

Moda ou gastronomia?

Os dois! Para mim os dois se completam


Você lembra a primeira vez que foi convocada para comandar a mesa de um evento grande? Como foi a sensação?

Foi esse casamento numa fazenda, em 2007, esse casamento parou Recife.

Como acompanhar as tendências do mercado de consumo e adaptar para o mundo dos doces?

Sempre pesquisando, procurando se atualizar com as tendências de mercado.
Agora mesmo vou começar um curso de IA.

Diga uma palavra que te defina.

Perseverante.

Quais são seus pratos favoritos?

Amo comida italiana, pizzas e massas

Como conciliar maternidade, trabalho e metas pessoais?

Hoje meu filho já é adulto, Henrique. Mas estamos sempre juntos.

Diga um sonho que você já realizou e um que ainda pretende.

Estudar os doces e chocolates Japoneses. Atualmente são bem inovadores e estão crescendo muito.

Qual a sua melhor memória afetiva com o doce?

Doces que minha mãe fazia como pudim, sorvete com calda de chocolate e delicia de abacaxi.

Qual conselho você daria para quem deseja se consolidar com prestígio no mercado?

Muito amor, perseverança e honestidade.

Alguém te inspirou a empreender?

A família do meu pai, que tinha padaria e amava desde de pequena acompanhar a produção de pães e bolos.

Qual é time que você torce?

Sport!

Conte qual é o seu restaurante favorito.

O Le Chef.

Qual foi o lugar mais bonito que você já visitou?

Amo praia, e fiquei apaixonada por Taormina, na Itália. Também amei Istambul e a Capadócia… Difícil escolher!

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