Um dia em que todos podem ser maestro
Confira as principais notícias sobre sociedade, política, cultura, gastronomia e entretenimento em Pernambuco, com a análise de João Alberto

Clique aqui e escute a matéria
Como faz desde 2002, o maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, comandam hoje o bloco “Todos são Maestros”, a partir das 15h, nas ruas da comunidade. O diferencial do evento, que dá nome à festa, é que o público pode encarnar o papel de maestro e reger por alguns minutos uma Orquestra. O resultado é inusitado, com releituras de canções sob a batuta dos próprios foliões.
“Não precisa ser músico para entrar na brincadeira. A ideia é que qualquer pessoa, inclusive crianças, tenham a oportunidade de reger a Orquestra a seu modo.” E o maestro tem um motivo a mais para fazer a festa. Foi enredo da Gigantes do Samba, que conquistou o tricampeonato do carnaval do Recife.
ESQUECIDA
A Avenida Boa Viagem, onde ficam os principais hotéis do Recife, foi literalmente esquecida pelos organizadores do carnaval. Não tivemos um só evento, com exceção do camarote pago na esquina com a Antônio de Goes.
EM PORTO
Carlos Santana, que volta a ser prefeito de Ipojuca, revela que encontrou Porto de Galinhas sem o menor controle urbano, inclusive com várias áreas invadidas. Vai criar um plano diretor, inclusive para controlar a verticalização da área litorânea, inclusive em Muro Alto.
AVIÃO
A Azul trocou a aeronave do seu voo entre Recife e Caruaru. Sai o ATR 72, com 74 lugares e entra o Grand Caravan, com nove lugares. Razão é a falta de passageiros, explicável pela alta tarifa cobrada, que pode ser de R$ 720 por apenas uma ida.
BOBAGEM
Uma das muitas bobagens que Donald Trump quer fazer é mudar o nome do Golfo do México, que passa pelo México, Cuba e Estados Unidos, para Golfo da América. Claro que não vai conseguir.
TURISMO
Drayton Nejaim, presidente do Lide Pernambuco, estuda criar o Lide Turismo. O segmento já existe em São Paulo, presidido por Marcos Arbaitman, dono do poderoso grupo de turismo Maringá.
NOVO COMANDO
A nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco é formada por Marcelo Gouveia, ex-prefeito de Paudalho (presidente) e os atuais prefeitos, Pedro Freitas de Aliança(vice-presidente), Elcione Ramos, de Igarassu (1ª secretaria), Mirella Almeida, de Olinda, (2ª secretaria), Rubem Lima, de Panelas (1º tesoureiro), Elioenai Dias, de Cabrobó (2º tesoureiro) e Márcia Conrado, de Serra Talhada (secretaria da Mulher).
SAÚDE
Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, é o nome que o presidente Lula pretende indicar para presidir a Agência Nacional da Saúde. Indicação tem que ser aprovada pelo Senado.
MULHERES
Núcleos do TJPE intensificaram as ações estratégicas para melhorar a eficácia da Lei Maria da Penha, como socorro imediato, implementação de medida protetiva e auxílio psicológico. Já houve avanços nos dados sobre o assunto.
REFUGIADOS
O Brasil mantém sua posição de acolhida humanitária. No ano passado, nosso governo reconheceu 68 mil estrangeiros como refugiados: 27 mil venezuelanos, 22 mil cubanos, Três mil angolanos, dois mil vietnamitas, 345 afegãos e até 31 dos Estados Unidos.