Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto fazem sucesso em turnê europeia

Espetáculo já passou pelo Barbican Centre, em Londres, Salle Pleyel, em Paris, e na Holanda. A temporada passará pela Espanha, Alemanha e Portugal

Publicado em 04/02/2025 às 13:48 | Atualizado em 04/02/2025 às 13:51
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O projeto do pernambucano Alceu Valença com a Orquestra Ouro Preto está em turnê pela Europa e reúne mais de 40 músicos para apresentações em seis países e sete cidades.

A primeira apresentação, aconteceu na última quinta-feira (30), no Barbican Centre, um dos principais centros de arte de Londres. Já no sábado (1º), o palco foi em Paris, na Salle Pleyel, considerada uma das maiores salas francesas do século XX, sendo a única sala de concertos sinfônicos da capital.

Com ingressos esgotados em ambas as apresentações, a OOP e Alceu levaram o público ao delírio em apresentações vibrantes e repletas de emoção. Eles também passaram por Utrecht, na Holanda e se apresentam nesta terça-feira (4) em Barcelona, com apresentação na Paral·lel 62.

O complexo Funkhaus, em Berlim, localizado na antiga Alemanha oriental, receberá o concerto na quinta-feira (6).

Portugal será o último país da turnê e contará com apresentações no Porto, no sábado (8), na Casa da Música, o primeiro edifício construído no país exclusivamente dedicado à música, inaugurado em 2005; e em Lisboa, no domingo (9), no Centro Cultural de Belém, a maior sala de espetáculos do país.

A turnê europeia marca o início das comemorações dos 25 anos da Orquestra Ouro Preto.

CELEBRAÇÃO

O maestro Rodrigo Toffolo celebra a oportunidade de levar mais uma vez a música brasileira ao continente europeu. "Estar ao lado de Alceu é sempre uma alegria para todos nós. Retornar com ele à Europa, em uma turnê desta grandiosidade, passando por diversos países e com esse acolhimento do público só comprova a força da nossa arte, seja ela popular ou erudita", afirma o maestro.

Para Alceu, “o belíssimo resultado deste concerto se dá em grande parte graças ao espírito da Orquestra Ouro Preto. São músicos jovens e muito talentosos que contagiam com a destreza com que tocam seus instrumentos e a maneira como captam as sutilezas da minha música”.

Tags

Autor