Essa habilidade deveria ser dominada por todos até os 25 anos, diz especialista
Descubra a habilidade que vai te ajudar a melhorar muito seu desempenho profissional, além de aprimorar seus relacionamentos pessoais

Clique aqui e escute a matéria
Manter o foco em meio a tantas distrações do dia a dia, especialmente em redes sociais, é um verdadeiro desafio. Gerações mais novas, principalmente, têm enfrentado problemas relacionados ao foco, o que afeta negativamente áreas como trabalho, estudos e até relacionamentos pessoais.
Por isso, segundo o psicólogo social e professor da Universidade de Nova York, a habilidade que todas as pessoas deveriam dominar até os 25 anos tem tudo a ver com foco. Ele explica que o uso excessivo de celulares e redes sociais está destruíndo a capacidade de concentração das pessoas mais jovens. Isso compromete o desenvolvimento dessa habilidade, que é fundamental para o sucesso pessoal e profissional.
Segundo a CNBC Make It, adolescentes de 13 a 18 anos passam, em média, 8 horas e 39 minutos por dia em frente às telas, conforme relatório de 2021.
Em 2023, um estudo chamado Constant Companion revelou que jovens recebem cerca de 240 notificações por dia e desbloqueiam seus celulares mais de 100 vezes diariamente.
A hiperconexão compromete a capacidade de concentração e, se mantida até os 25 anos, pode causar danos permanentes. Isso acontece porque o córtex frontal, que é responsável pelo foco e pela tomada de decisões, termina de se desenvolver por volta dessa idade.
A falta de foco não afeta apenas o desempenho profissional. No futuro, esses jovens podem ter seus relacionamentos interpessoais prejudicados e desenvolver dificuldade para se comunicar de formas não superficiais, dificultando a construção de laços.
Como recuperar a capacidade de concentração?
A principal recomendação para treinar concentração é realizar um "detox digital", reduzindo o uso de celular por pelo menos um mês.
Esse desafio pode ser menos complicado quando realizado em grupo, com amigos ou familiares. Nesse período, é possível substituir o tempo passado nas redes por atividades criativas, leitura ou até mesmo assistir um filme completo, sem interrupções.
Outra estratégia para isso é ouvir música, já que ela ajuda a diminuir o estresse e o cortisol, o que facilita a concentração. No entanto, canções muito tristes ou animadas podem acabar atrapalhando o processo.