A psicologia das cores é uma ciência que estuda o significado que cada tonalidade carrega. Entre elas, existe uma que é frequentemente associada à paz e à espiritualidade, contando com um significado profundo: o branco.
De acordo com especialistas, as cores têm um impacto significativo no humor e no comportamento das pessoas, além do poder de afetar a percepção sobre os outros.
Honestidade e pureza
Tradicionalmente, o branco está relacionado com valores como honestidade e pureza, e se associa com pessoas inocentes, gentis, sinceras e empáticas.
Psicólogos explicam que a cor representa uma inocência relacionada a disposição natural para se conectar com o outro. Pessoas que têm o branco como cor favorita são vistas como mais abertas e suscetíveis a conexão com os outros.
Por ser a cor da neve e das nuvens, por exemplo, o branco também funciona como uma metáfora para um coração limpo e acolhedor. Pessoas que preferem essa tonalidade estão ligadas à busca pelo equilíbrio e paz interior.
Significado da cor branca
Um dos fundadores da psicologia moderna, Carl Jung, explica que o branco simboliza a abertura para o desconhecido, representando sabedoria, introspecção e transformação.
Para ele, o branco se liga a uma imagem de alguém que busca crescimento interior, é capaz de ver além das aparências e enfrenta desafios com calma e serenidade.
Em diversas culturas, o branco está associado com a luz, por isso, quem gosta dessa cor é visto como inclinado ao bem.